Ficcionalidade e experiência religiosa na proposta teórica de Gershom Scholem
DOI:
https://doi.org/10.24220/2447-6803v47e2022a5732Palavras-chave:
Experiência, Fenômeno, Ficcionalidade, Religião., ScholemResumo
O presente ensaio, em primeiro lugar, apresenta a tendência à rejeição da autonomia da religião em estudos que têm sido desenvolvidos desde o século 18. Em seguida, indica que a preservação da autonomia do tratamento da religião em perspectiva acadêmica pode ser realizada por meio de dois critérios de abordagem teórica a serem desenvolvidos em pesquisas acadêmicas: a ficcionalidade e a experiência. Por fim, aponta como as elaborações teóricas do estudioso do judaísmo Gershom Scholem, no caso, aplicadas ao messianismo judaico-cristão dos primeiros séculos da era comum, podem ser compreendidas como aportes para estudos da religião que, por seguirem os critérios mencionados, preservam a autonomia do objeto religioso e não o reduzem a um subproduto das Ciências Sociais. As leituras de “Grandes Correntes da Mística Judaica e Sabai Tzvi: O Messias Místico”, de Scholem, em correlação com leituras de textos de estudiosos como Otto, Eliade, Terrin e Nogueira, permitem a compreensão de uma teoria da autonomia do fenômeno religioso.
Downloads
Referências
Berger, P. Tradução de Mauro Guilherme Pinheiro Koury. “Sobre a obsolescência do conceito de honra” seguido de “Duas notas de rodapé sobre a obsolescência da honra”. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 14, n. 41, p. 7-20, 2015. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/rbse/BergerArt.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022
Berger, P. Sobre a obsolescência do conceito de honra. Tradução de Mauro Guilherme Pinheiro Koury. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 14, n. 41, p. 7-20, 2015.
Biale, D. Cabala e Contra História: Gershom Scholem. São Paulo: Perspectiva, 2004. (Coleção Estudos, n. 202).
Bíblia de Jerusalém. Nova edição revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2015.
Collins, J. J. A Imaginação Apocalíptica: uma introdução à literatura apocalíptica judaica. São Paulo: Paulus, 2010. (Coleção Academia Bíblica).
Eagleton, T. Ilusões do Pós-Modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
Eliade, M. O Sagrado e o Profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Flusser, V. Pós-História: vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: Annablume, 2011.
Hans, H.; Neurath, O.; Carnap, R. A concepção cientifica do mundo: o Círculo de Viena. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, n. 10, p. 5-20, 1986.
Nogueira, P. A. S. (org.). Linguagens da Religião: desafios, métodos e conceitos centrais. São Paulo: Paulinas, 2012. (Coleção Estudos de Religião).
Nogueira, P. A. S. Religião e Ficcionalidade: modos de as linguagens religiosas versarem sobre o mundo. In: Nogueira, P. A. S. (org.). Religião e linguagem: abordagens teóricas interdisciplinares. São Paulo: Paulus, 2015, p. 115-142. (Coleção Sociologia e Religião).
Otto, R. O Sagrado: os aspecto irracionais na noção do divino e sua relação com o racional. Trad. Petrópolis: Vozes, 2007.
Scholem, G. As grandes correntes da mística judaica. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008. (Coleção Estudos, n. 12).
Scholem, G. Sabatai Tzvi: o messias místico. São Paulo: Perspectiva, 1995. (Coleção História Estudos, n. 141).
Terrin, A. N. Sagrado Off Limits. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Francisco Benedito Leite
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.