A ecologia e a antropologia no Papa Francisco: uma leitura à luz de Habermas acerca da tolerância religiosa
DOI:
https://doi.org/10.24220/2447-6803v46e2021a5152Palavras-chave:
Antropologia. Casa comum. Casa-jardim. Ecologia. Paradigma tecnocrático.Resumo
O presente artigo analisa a dimensão teológica da cultura ecológica na carta encíclica Laudato Sí. O objetivo é propor uma teologia da ecologia cristã a partir da denúncia do progresso tecnológico em diálogo com as Ciências da Religião e com a Filosofia a respeito da tolerância religiosa no Estado liberal. A reflexão se dará em quatro momentos. No primeiro, propõe-se examinar os nº 106-14 da Laudato Sí no tocante ao paradigma tecnocrático, mostrando os limites da tecnologia. No segundo, elucida-se a teologia cristã sobre a ecologia presente na ideia da cultura ecológica. No terceiro, averígua-se a análise do antropocentrismo moderno, segundo a leitura que o Papa Francisco realiza, a partir do pensamento de Romano Guardini de que a razão técnica se encontra acima da realidade e do meio ambiente como “casa comum” nos nº 115-121 da Laudato Sí. No quarto e último momento, explora-se a união da Ecologia com a Antropologia no âmbito da preservação da “casa-jardim”, especialmente na obra “Vida após a pandemia”, de 2020, de autoria do Papa Francisco. Além disso, procura-se fazer uma leitura filosófica a partir de Habermas acerca das comunidades religiosas buscando traduzir a sua mensagem na esfera pública a fim de que façam parte da sociedade pós-convencional como comunidades razoáveis. O resultado a ser obtido consiste em demonstrar luzes diante do cenário pandêmico.
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