As Ciências da Religião na encruzilhada: combinações teórico-políticas para a decolonialidade | Religious Studies at a crossroads: theoretical-political combinations for decoloniality
DOI:
https://doi.org/10.24220/2447-6803v45e2020a5058Palavras-chave:
Estudos culturais. Fronteiras. Hibridismo. Homi Bhabha. Néstor Canclini. Silvia Cusicanqui.Resumo
Este artigo se desenvolve no campo das Ciências da Religião na busca de um alargamento teórico-metodológico para se interpretar um mundo. Para alcançá-lo, aproximo-me dos estudos culturais, caracterizados por seu nomadismo disciplinar e por ser “morada” de distintas teorias e temáticas. Nesse encontro, deseja-se que as Ciências da Religião também se assumam como um campo transdisciplinar, um espaço de encruzilhadas metodológicas e articulações teóricas entre distintos saberes já estabelecidos (filosofia, teologia, psicologia, literatura, ciências sociais, ciências da linguagem); mas assumindo, também, que o objeto de sua pesquisa acontece/mostra-se de forma híbrida e em movimento, por meio das relações estabelecidas nas margens da cultura, em seus interstícios. Como estrutura, este texto apresentará: (i) um estado da questão em torno das Ciências da Religião em relação aos seus métodos (ciências) e concepções do “objeto” (religião); (ii) uma introdução dos estudos culturais e suas propostas de inter-relação entre saberes para se estudar as culturas; (iii) as teses de Néstor Canclini, como o hibridismo cultural; (iv) as reflexões de Homi Bhabha, com os estudos sobre a importância do espaço fronteiriço, entre-lugar, para a construção da cultura; (v) as reflexões de Silvia Cusicanqui sobre a noção de ch’ixi; e (vi) como conclusão, indico as possíveis interações que imagino entre esses estudos culturais e as Ciências da Religião, apontando a importância do espaço fronteiriço, das relações de transformação por meio do hibridismo, da superação de lógicas binárias na interpretação e da interação teoria-prática para os estudos da religião no exercício da decolonialidade. Este artigo se envereda na reafirmação e suspeita de uma área acadêmica que se amplia na interação, integração e na possibilidade de múltiplos caminhos para se estudar o seu “objeto”, mas se perguntando até onde estamos dispostos a ir nas experimentações prático-conceituais.
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