Discursos, mídia e teologia: memórias no videoclipe “Kátia, não vá!”| Speeches, media and theology: memories on the video clip “Kátia não vá!”
DOI:
https://doi.org/10.24220/2447-6803v45e2020a4839Palavras-chave:
Análise. Audiovisual. Cultura gospel.Resumo
O presente estudo analisa o videoclipe gospel da música “Katia, não vá!”, produzido no México na década de 1980 e vinculado ao Brasil. Ao se analisar o material, é possível traduzir partes do espírito do ser evangélico dentro de paradoxos que aceitam e utilizam os meios comunicacionais, mas, ao mesmo tempo, recusam-nos como possíveis instrumentos a serem utilizados pelo anticristo (uma figura retirada da literatura apocalíptica que possivelmente surgiria perto do fim do mundo). A metodologia empregada foi a análise dos gêneros discursivos considerados de maneira mais ampla, como a própria mídia, o contexto histórico e social, a teologia evangélica produtora do material visual, assim como outras fontes. Optou-se por uma análise tanto discursiva como visual para se compreender o contexto de produção e de recepção do corpus elencado. A importância de se estudar produtos culturais, como um videoclipe, é que por meio deles pode-se captar imaginários, discursos e gêneros seculares ou religiosos que expliquem a sociedade. Uma das reflexões levantadas é sobre tempos atuais, cada vez mais ancorados em uma cultura da imagem e do recorte, dialética constante e necessária não só para a adaptação dos fiéis e da religião, mas para a própria sociedade produtora dessa realidade.
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