Movimentos inter-religiosos no Brasil e globalização contra-hegemônica
DOI:
https://doi.org/10.24220/2447-6803v43n2a4212Palavras-chave:
Globalização. Movimentos inter-religiosos. Pluralismo. Teologia ecumênica das religiões.Resumo
O texto apresenta resultados de pesquisa sobre as possibilidades de inserção religiosa nos processos de globalização contra-hegemônica, em especial o papel das experiências inter-religiosas no Brasil, que possam ocorrer como crítica à lógica e ao poder imperial. O foco das análises é o eixo articulador entre a preocupação religiosa pela paz, pela justiça e pela integridade da criação e a crítica às formas e expressões de Império. Para isso, um dos destaques é a tradição teológica cristã latino-americana, que está presente no contexto dos movimentos inter-religiosos analisados. A partir dela, mas em diálogo com autores de diferentes contextos, afirma-se a importância da crítica às relações de dominação e de exclusão socioeconômica que marcam a atualidade e que caracterizam o domínio de um “novo Império”, capitaneado pelo sistema econômico capitalista, que, não obstante as reações contra-hegemômicas, condiciona e dirige as formas de pensar e de agir dos diferentes grupos e culturas e os sistemas de valores presentes na sociedade. Constatou-se que as práticas dos movimentos inter-religiosos analisados na pesquisa, em função de suas pautas no campo dos direitos e ações sociopolíticas articuladas com iniciativas de reforço da democracia, podem ser consideradas, juntamente com diferentes movimentos sociais, forças contra-hegemônicas expressivas.
Downloads
Referências
CAMPOS, L.S. Teatro, templo e mercado: organização e marketing de um empreendimento neopentecostal. Petrópolis: Vozes, 1997.
COMBLIN, J. Quais os desafios dos temas teológicos atuais? São Paulo: Paulus, 2005. p.8-33.
HARDT, M.; NEGRI, A. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001.
LÖWY, M. A guerra dos deuses: religião e política na América Latina. Petrópolis: Vozes, 2000.
MIGUEZ, N.; RIEGER, J.; MO SUNG, J. Para além do espírito do Império: novas perspectivas em política e religião. São Paulo: Paulinas, 2012. p.27-29.
PUI-LAN, K. Globalização, gênero e construção da paz: o futuro do diálogo interfé. São Paulo: Paulus, 2015. p.21-32.
RIBEIRO, C.O. Religião, democracia e direitos humanos: presença pública inter-religiosa no fortalecimento da democracia e na defesa dos direitos humanos no Brasil. São Paulo: Reflexão, 2016.
SANTOS, B.S. Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. São Paulo: Cortez Editora, 2013. p.121-134.
TEIXEIRA, F. Teologia e pluralismo religioso. São Bernardo do Campo: Nhanduti, 2012.
TEIXEIRA, F.C.; DIAS, Z.M. Ecumenismo e diálogo inter-religioso: a arte do possível. Aparecida: Santuário, 2008.
VIGIL, J.M. Teologia do pluralismo religioso: para uma releitura pluralista do Cristianismo. São Paulo: Paulus, 2006.