Penitente João: a vivência do desamparo e a face feminina de Deus

Autores

  • José Olinda Braga Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.24220/2447-6803v42n2a4062

Palavras-chave:

Alteridade. Intersubjetividade. Penitente. Romeiro.

Resumo

Este artigo apresenta a cosmoteogonia anunciada pelos clamores do penitente João, de Juazeiro do Norte, Ceará, compartilhados em meio a multidões de romeiros em praça pública. Sua perspectiva de fé narra a criação do mundo e dos homens ao povo simples do lugar. Nas terras santas de Nossa Senhora das Dores, reina, ao lado da mãe de Jesus, o legado do padre Cícero Romão Batista – o Meu Santo Padim, a quem Deus atribuiu a tarefa de recuperar as ovelhas desgarradas de seu rebanho, na forma de ajudante na administração do reino terrestre, recolocando-as no caminho da fé, da obediência, da caridade, da simplicidade e do compartilhamento com os irmãos. A imagem sagrada de Maria compõe com a trindade uma quarta dimensão, justaposta ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como polo materno da face feminina de Deus. O penitente João perambula pelas calçadas da igreja da cidade, reproduzindo o mito vivo da presença contundente do padre que trouxe alento, acolhimento e esperança ao povo sofrido do nordeste brasileiro, declarando, em seu discurso espacializante, a ausência presente do padre Cícero e sua tarefa nos planos divinos. As narrativas do penitente foram colhidas por meio de escuta presencial e vídeo, tendo como objetivo a explicitação dos modos de produção da fé romeira, com vistas à nutrição de suas esperanças. A participação de Maria na Santíssima trindade introduz, no imaginário peregrino, o colo materno que assegura, salva e acolhe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Olinda Braga, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Psicologia. Av. da Universidade, 2762, Benfica, 60020-180, Fortaleza, CE, Brasil.

Referências

CUNHA, E. Os sertões. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995. Obra completa

HEIDEGGER, M. Carta sobre el Humanismo. Madrid: Alianza, 2001.

HEIDEGGER, M. Seminários de Zollikon. Protocolos, diálogos, cartas. São Paulo: Escuta, 2017.

HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Petrópolis: Editora Vozes, 2006.

JUNG, C.G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 7. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011. (Coleção Obras Completas, v.9).

OLINDA, E.M.B. et al. Vidas em Romaria. Fortaleza: Edições UECE, 2016.

SARTRE, J.P. O Existencialismo é um Humanismo. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

Downloads

Publicado

2018-02-09

Como Citar

Braga, J. O. (2018). Penitente João: a vivência do desamparo e a face feminina de Deus. Reflexão, 42(2), 235–253. https://doi.org/10.24220/2447-6803v42n2a4062

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre