A visibilidade das práticas religiosas associadas aos migrantes e seus descendentes na França
DOI:
https://doi.org/10.24220/2447-6803v42n1a3919Palavras-chave:
Descendentes. França. Migrantes. Práticas religiosas. Visibilidade.Resumo
A visibilidade das práticas religiosas associadas ao Islã suscita múltiplos debates. Este artigo visa explicitar esta visibilidade aumentada das pesquisas no espaço urbano por uma dupla contextualização, e tenta situá-la, assim relativamente, à dinâmica migratória. Por ela, coloca-se em perspectiva os processos de inscrição do Islã na sociedade francesa por práticas que se querem renovadas, no que ela difere das práticas discretas dos primo-migrantes, e diversificadas pela multiplicação das referências. A dupla contextualização é uma orientação epistemológica que se impõe, uma vez que se pretende apreender a peculiaridade de uma situação de imigração-migração, contanto que se evoque como aqui, de uma parte, a sociedade francesa e, de outra parte, a sociedade argelina.
Downloads
Referências
BOURDIEU, P. Le sens pratique. Paris: Minuit, 1980.
BOURDIEU, P.; CHARTIER, R. Le sociologue et l’historien. Marseille: Agone & Raisons d’Agir, 2010.
DURKHEIM, E. Les formes élémentaires de la vie religieuse. Paris: Le Livre de Poche, 1991.
HAMMOUCHE, A. Les recompositions culturelles: Sociologie des dynamiques sociales en situation migratoire. Strasbourg: PUS, 2007.
HERVIEU-LÉGER, D. La religion pour mémoire. Paris: Le Cerf, 1993.
LAHIRE, B. Le Travail sociologique de Pierre Bourdieu: Dettes et critiques. Paris: La Découverte, 1999.
POUILLON, F.; VATIN, J.-C. (ed.). Après l’orientalisme: L’Orient créé par l’Orient. Paris: IISMM-Karthala,
SAÏD, E. L’orientalisme: L’Orient créé par l’Occident. Paris: Seuil, 1980.
WEBER, M. Economie et société. Plon: Paris, 1971.
WEBER, M. La ville. Paris: Aubier, 1982.