Liberdade e razão: considerações da relação entre ciência, educação e a religião de Cristo

Autores

  • Artur José Renda Vitorino Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2447-6803v40n2a3295

Palavras-chave:

Ciência, Educação, Liberdade, Razão, Religião

Resumo

Ao buscar estabelecer uma relação entre ciência, educação e a religião de Cristo, este texto afirma que o mundo construído por Cristo foi invadido pelas ideias de Aristóteles e, desse modo, gerou-se um mundo com capacidade de criar nele um lugar independente, o qual e pelo qual foi elaborada outra totalidade das coisas que pertencem a outro domínio com suas próprias leis, e as quais as fazia cumprir, as leis da curiosidade. Com isso, a cristandade abandonou a sua liberdade para cumprir as leis de Aristóteles e, consequentemente, busca expor como a ideia de ciência presa à concepção aristotélica de Homem Curioso está assentada sobre o problema da exterioridade sob o efeito da razão desengajada. Mas, desde o final do século XIX, os cientistas habituaram-se a considerar que não há limites para a observação, pois que os modelos ditos científicos nada mais são do que conhecimentos aproximados do que se propõe examinar. Tal conceito de ciência deixou bastante similar a pesquisa entre ciências humanas e exatas ao rejeitar a ideia de um observador absoluto capaz de revelar a relação entre o concreto e o sensível. Com efeito, o mundo percebido e o mundo da ciência são interdependentes; isso faz com que se retome a concepção socrático-platônica de liberdade como um problema moral, conforme mostrou Mario Vieira de Mello, e a religião de Cristo como uma religião de liberdade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur José Renda Vitorino, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdade de História, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. Dom Pedro I, km 136, Pq. das Universidades, 13086-900, Campinas, SP, Brasil.

Referências

AZANHA, J.M.P. A questão dos pressupostos no discurso pedagógico. In: AZANHA, J.M.P. Educação: alguns escritos. São Paulo: Editora Companhia Nacional, 1987.

AZANHA, J.M.P. Uma ideia de pesquisa educacional. 2.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

BERDIAEV, N. O mal do tempo. Lisboa: Delfos, [s.d].

CORDEIRO, J.F.P. Pedagogias multiplicadas: como as revistas masculinas e femininas produzem sujeitos. In: Vaidergorn, J.; Bertoni, L.M. (Org.). Indústria cultural e educação: ensaios, pesquisas, formação. Araraquara: JM Editora, 2003, p.31-59. v.1.

EINSTEIN, A. A teoria da relatividade especial e geral. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999.

GRANGER, G.-G. Verdade e convenção. In: GRANGER, G.-G. Filosofia, linguagem, ciência. Aparecida: Editora Ideias & Letras, 2013, p.289-308.

KANT, I. Crítica da razão pura. 5.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

MELLO, M.V. Desenvolvimento e cultura: o problema do estetismo no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1963.

MELLO, M.V. Nietzsche. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

MELLO, M.V. O conceito de uma educação da cultura: com referência ao estetismo e à criação de um espírito ético no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

MELLO, M.V. Nietzsche: o Sócrates de nossos tempos. São Paulo: Edusp, 1993.

MELLO, M.V. O cidadão: ensaio de política filosófica. Rio de Janeiro: Topbooks, 1994.

MELLO, M.V. O humanista: a ordem na alma do indivíduo e na sociedade. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.

MELLO, M.V. O homem curioso: o problema da exterioridade na filosofia de Aristóteles. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

MERLEAU-PONTY, M. Conversas: 1948. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

POINCARÉ, J.-H. A ciência e a hipótese. 2.ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1988.

ZOLNERKEVIC, I.; ZORZETTO, R. Quebra-cabeça em expansão. Pesquisa Fapesp, v.198, p.46-53, 2012.

WINCH, P. A ideia de uma ciência social. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1970.

Downloads

Publicado

2015-11-10

Como Citar

Vitorino, A. J. R. (2015). Liberdade e razão: considerações da relação entre ciência, educação e a religião de Cristo. Reflexão, 40(2), 167–177. https://doi.org/10.24220/2447-6803v40n2a3295