Perspectivas filosóficas da essência da ciência e da técnica
Palabras clave:
Filosofia, ciência, técnica, idéia, belezaResumen
O artigo trata de perspectivas da concepção filosófica sobre ciência e tecnologia de Werner Heisenberg e Martin Heidegger. Heisenberg relaciona a questão científica na física com o surgimento inexplicável e progressivo de intuições de totalidade ao modo da arte, o que depois com a matemática vai se desenvolvendo em explicações racionais e operações técnicas nas mais variadas minúcias, incorporando em si todos os resultados obtidos dos avanços científicos anteriores. Heidegger, por sua vez, mesmo reconhecendo a transformação geral promovida pela ciência pós-positivista, argumenta no sentido de que a mesma permanece necessariamente presa à concepção do esquema metafísico objetificante, tendo que, por isso, contar com o caráter de intranponibilidade e inacessibilidade do mundo sempre pré-dado como possibilidade da compreensão.
Descargas
Citas
HEIDEGGER, M. Die Frage nach der Technik. In: Vortraege und Aufssaetze. Frankfurt am Main: Vitório Klostermann, 2000.
_____. Sein und Zeit. Tuebingen: Max Niemeyer Verlag, 1993.
HEISENBERG, W, Die Bedeutung des Schönen in der exakte Naturwissenschaft. In: Heisenberg, Werner, Quantentheorie und Philosofie. Reclam, Stuttgart, 1979.
_____. A parte e o todo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
_____. Grundlegende Voraussetzungen in de Phisik der Elementarteilchen. In: Martin Heidegger zum Siebzigsten Geburtstag. Festschrift. Tuebingen: Guenter Neske, 1959.
_____. Teoria, crítica e uma filosofia. In: A unificação das forças fundamentais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.
SCHNAEDELBACH, H. Philosophie in Deutschland. 1831-1933. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1983.
SCHNEIDER, P. R. A contradição da linguagem em Walter Benjamin. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2008.
STEIN, E. Racionalidade e existência. Ijuí: Editora UNIJUI, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Paulo Schneider

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.