Bachelard, imagem e criação: uma análise da poesia primitiva e visceral de Lautréamont

Autores

  • Marly Bulcão

Palavras-chave:

Bachelard, criação, imagem

Resumo

O objetivo do trabalho é procurar compreender o verdadeiro sentido do poema Os Cantos de Maldoror, escrito por Isidore Ducasse sob o pseudônimo de Conde de Lautréamont, assim como a noção de imaginação que emana dos versos ducassianoa, retomando para isso, a análise do poema feita por Bachelard em seu livro intitulado Lautréamont. Dois aspectos que constituem, a nosso ver, pressupostos essenciais da poética bachelerdiana vão servir de diretrizes de nosso estudo. Trata-se da noção de tempo como instante e da noção de imaginação material. Acreditamos que estes dois pontos vão contribuir para uma compreensão mais profunda do significado do poema, assim como, vã nos conduzir à verdaeira concepção de imaginação, uma imaginação que deve se libertar do jugo da representação e da realidade sensível. O Conde de lautréamont nos ensina como, por meio de uma poesia muscular, agressiva e nervosa, é possível viver os instintos primitivos e o tempo convulsivo e ritmado que habita nas profundezas da consciência humana.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marly Bulcão

Referências

BACHELARD, Gaston. La dialetique de la durée, Paris, PUF,1950.

. L’intuition de l’instant, Paris, Editions Denoel,1985.

. Lautréamont, Paris, Librairie José Corti, 1986.

. La terre et les rêveries de la volonté, Paris, Librairie José Corti, janvier1986.

. L’eau et les rêves: essai sur l’imagination de la matière, Paris, Librairie José Corti, 1997.

BLANCHOT, M.;GRACQ, J. et LE CLEZIO, J.-M.G. Sur Lautréamont, Paris, Editions Complexe, 1975.

BARRETO, Marco Heleno. Da epistemologia à estética – o nascimento da vertente noturna em Bachelard in Revista Kriterion n° 90, Belo Horizonte, dezembro/1994.

P.56-69.

CONTE DE LAUTRÉAMONT. Les chants de Maldoror, Paris, Flamarion,1990.

Downloads

Publicado

2015-07-08

Como Citar

Bulcão, M. (2015). Bachelard, imagem e criação: uma análise da poesia primitiva e visceral de Lautréamont. Reflexão, 31(89). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reflexao/article/view/3102

Edição

Seção

Artigos