Imagem, corpo e dança no pensamento de Gaston Bachelard
Palavras-chave:
Bachelard, corpo, imagemResumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre acerca da imagem correlacionada à valorização do corpo no pensamento de Gaston Bachelard. Buscamos investigar relações entre imaginário e mobilidade. Para subsidiar nossos objetivos, desenvolvemos uma investigação como questões relacionadas à dança, e em particular sobre o butô, podem ser analisadas a partir de categorias presentes na Fenomenologia da Imaginação Criadora, conjuntamente com noções presentes nas teorias de Helenita Sá Earp. Desenvolvemos um mosaico entre estas abordagens, que se interpenetram organicamente, com a finalidade de fundamentar a presença de uma possível estética da dança na obra bachelardiana.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos. São Paulo, Martins Fontes, 1990a.
. A água e os sonhos. São Paulo, Martins Fontes, 1998.
. A terra e os devaneios da vontade. São Paulo, Martins Fontes, 1991.
. A terra e os devaneios do Repouso. São Paulo, Martins Fontes, 1990b.
. A poética do espaço. São Paulo, Martins Fontes, 1996a.
. O direito de sonhar. Rio de Janeiro, Bertrand, 1994a.
. A poética do devaneio. São Paulo, Martins Fontes, 1996b.
. A psicanálise do fogo. São Paulo, Martins Fontes, 1994b.
. Fragmentos de uma poética do fogo. Rio de Janeiro, Brasiliense,1990c.
. A dialética da duração. São Paulo, 1994c.
BAIOCCHI, Maura. Butoh – danças veredas d’alma. São Paulo, Palas Athena, 1995.
DAGONET, François. Bachelard. Lisboa, Edições 70, 1996.
EARP, Ana Célia de Sá. Aulas práticas de dança e seminários registrados em vídeo na Cia de dança Helenita Sá Earp. Universidade Federal do Rio de janeiro, Departamento de Arte Corporal /EEFD, 1986-1992.
. Elogio da sombra. Vídeo realizado pelo Laboratório de TV da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 1993.
. Aulas práticas de dança e seminários registrados em vídeo no Curso de Especialização em Técnica da dança e coreografia. Universidade Federal do Rio de janeiro, Departamento de Arte Corporal /EEFD, 1993-1995.
. Grupos de estudos e orientação das disciplinas do Curso de Bacharelado em Dança.
Universidade Federal do Rio de janeiro, Departamento de Arte Corporal /EEFD, 1994-1999.
EARP, Helenita Sá. Estudo do movimento I, II e III. Rio de janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisas aprovadas pelo CEPEG, 1974.
. Entrevistas concedidas para o autor. Rio de janeiro, 2000.
JUKU, Sankai. Shijima. An RM Arts / SVT 1, Stockholm, 1994.
.Sankai Juku. Disponível na INTERNET via htpp://www.extremetaste.com/sankai_juku,html. Acessado no dia 15/5/2001.
LIMA, Andre Meyer Alves. A Poetica da Deformacao na Danca Contemporanea. Rio de Janeiro, Monteiro Diniz, 2004.
MURAD, Carlos Alberto. A imaginação criadora e o gesto projetual. Rio de janeiro, Revista Estudos em Design V. 7, n 3, 1999.
NOVAES, Adauto et al. O olhar. São Paulo, Companhia das Letras, 1997.
KKENGA, Harmen. Butoh – dance of darkness. Disponível na INTERNET via htpp://www.xs4al~fddinja/butoh_I. Html. Acessado no dia 3/8/2001.
VALERY, Paul. A alma e a dança. Rio de Janeiro, Imago, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 André Meyer Alves de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.