A percepção como revelação do mundo; Fenomenologia de Merleau-Ponty

Autores

  • João Carlos NOGUEIRA

Palavras-chave:

Merleau-Ponty, fenomenologia, percepção, revelação

Resumo

O artigo apresenta uma leitura do pensamento de Merleau-Ponty a partir da noção de percepção entendida como revelação do mundo. Considera, segundo a fenomenologia existencial, que o conceito de existência enquanto ser-no-mundo constitui o núcleo a partir do qual se procura elucidar a realidade. Nesse sentido, o mundo é o lugar do pensar filosófico. O artigo analisa os seguintes tópicos: a apropriação do mundo pelo corpo: a percepção; a existência como presença e instauração de sentido; comportamento e linguagem: dialética viva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MERLEAU-PONTY, M. Phenomenologie de la Percetion. Paris: Gallimard, 1945.

. Sens et non-sens. Paris: Nagel, 1948.

. Signes. Paris: Gallimard, 1968.

. L’ocil et le spirit. Paris: Gallimard, 1963.

MERLEAU-PONTY, M. Textos selecionados seleção dos textos, traduções e notas de Marilena de Souza Chauí, Os Pensadores, Abril Cultural, 1980.

. Le Visible et l’invisible, suivi de notes de travail par M. Merelau-Ponty, texte établi par Claude Lefort, accompagné d’un avertissement et d’une Postface. Paris: Gallimard, 1964.

DE WAELHENS, A. Une philosophie de l’ambiguité: L’existencialisme de M. Merleau-Ponty, Bibliothéque Philosophie de Louvain, 1970, 4ª edition.

LEFORT, C. Postface à edição de Visible et L’invisible. Paris: Gallimard, 1964.

RICOEUR, P.: A região dos Filósofos, Leituras. Trad. de Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1998.

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

NOGUEIRA, J. C. (2024). A percepção como revelação do mundo; Fenomenologia de Merleau-Ponty. Reflexão, 32(91). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reflexao/article/view/10922

Edição

Seção

Artigos