DIAGNÓSTICO E REMÉDIO
OS CAMINHOS DA RA7ÃO ARTESÃ NA EPISTEMOLOGIA ATUAL
Resumo
Não é sem motivo que François Dagognet dedica sua obra “La raison et les têmedes”& seu mestre Gaston Bachelard. A postura diante da ciência é a mesma : criticar as perspectivas realistas e empiristas, optando por uma racionalidade ampla que integra e supõe a riqueza do imaginário.
Numa outra obra “Écriture et iconographie,” Dagogylet, retomando mais uma vez categorias bachetardianas, nos revela a semiótica do corpo humano, fotografado e transcrito, através de simbolismo figurativo.
O objetivo da comunicação é mostrar, através da análise da obra dagogniana, os novos parâmetros das ciências médicas na contemporaneidade, sob o prisma do diagnóstico e do remédio.
A analise das “citadas ”dos remédios e do papel importante do simbolismo pictórico no diagnóstico e no conhecimento do corpo tornará evidente que Dagognet, como médico e Nósoío atento às transformações vividas pelas ciências da vida, propõe perspectiva mais ampla e mais atual que a do mestre, levando-nos a concluir que hoje se instauraram novos parâmetros de objetividade científIca, que supõem o caráter dinâmico e inconstante da razão.
E nesse sentido que a razão, num processo demiürgico de construção do saber, se impõe como razão fundamentalmente artesã.
Downloads
Referências
DAGC)GNET, François - La raison et les rêmêdes , P.U.F. Paris, 1964.
- Écriture et iconographie - J. Vrin, Paris, 1973.
- Faces, surfaces et interfaces, J. Vrin, Paris, 1982.
.- Le vivant, Bordas, Paris, 1988.
- Le corps multiple et un, Les Empêcheurs de Penser en Ronde, Paris, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marly BULCÃO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.