Escrita embutida na matéria, condensada no objeto. Escrita artificial, instantânea e virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v4e2021a5052

Palavras-chave:

Arte digital. Arte gráfica. Impressão. Livro de artista. Palavra escrita.

Resumo

Na contemporaneidade, as artes gráficas desempenham um papel fundamental nas práticas artísticas, destacando métodos e ferramentas tradicionais de impressão alinhados às novas tecnologias digitais. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é refletir sobre questões operacionais e metodológicas da minha produção, marcada pela presença da palavra escrita e suas formas de impressão, que não se limitam a uma folha de papel. Para isso, apresento o trabalho Mundo escrito e mundo não escrito, que acontece em três formatos: instalação, obra-texto-digital e livro-objeto. Reflete-se, assim, sobre a presença da palavra escrita nesses trabalhos, que se evidencia através de processos gráficos como a serigrafia e a escrita manuscrita, bem como a escrita digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuly Marty, Pesquisador independente

Pesquisadora autônoma | Campinas, SP, Brasil | E-mail: <marty.yuly@gmail.com>

Referências

Bourriaud, N. Radicante, por uma estética da globalização. Tradução: Dorothée de Bruchard. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

Calvino, I. Mundo escrito e mundo não escrito: artigos, conferencias e entrevistas. Tradução: Maurício Santana Dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Chartier, R. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002.

Gache, B. Escrituras nómades. España: Ediciones Trea, 2006.

Linker, K. Le livre d’artiste comme espace alternatif: 1980. Nouvelle Revue d’Esthétique, v. 2, p. 13-17, 2008. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-nouvelle-revue-d-esthetique-2008-2-page-13.htm?contenu=article. Acesso em: 16 jul. 2020.

Martín Prada, J. La condición digital de la imagen. In: Vicerrectorado de Extensión; Universitaria Universidad de Extremadura (org.). Catálogo premios de arte digital: Universidad de Extremadura. Cáceres: Grupo Mancort Comunicación, 2010. p. 41-53. Disponible en: https://www.juanmartinprada.net/textos/martin_prada_j_la_condicion_digital_de_la_imagen_2010.pdf. Acceso en: 19 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Marty, Y. (2021). Escrita embutida na matéria, condensada no objeto. Escrita artificial, instantânea e virtual. Pós-Limiar | Título não-Corrente, 4, 1–11. https://doi.org/10.24220/2595-9557v4e2021a5052

Edição

Seção

Dossiê Tradição e Ruptura: Pesquisas e Práticas da Arte Impressa Contemporânea