As estampas xilográficas como disparadoras de desdobramentos dialógicos disruptivos da tradição gráfica
DOI:
https://doi.org/10.24220/2595-9557v4e2021a5051Palavras-chave:
Pensamento gráfico. Percurso experimental. Poéticas visuais. Xilogravura.Resumo
A presente escrita tem por objetivo discorrer sobre o meu processo de criação abordando trabalhos que partiram da gravação e da impressão de cinco matrizes xilográficas e seus desdobramentos. Para levantar problematizações e provocar reflexões acerca do pensamento gráfico e da técnica no contexto contemporâneo das poéticas visuais, busco suporte no autor Marco Buti. A autora Cecília Almeida Salles contribui nas questões que levanto a respeito do processo de criação artística. O artista Waltércio Caldas é minha referência no que se refere à problemática da relação artista e obra. O teórico Paulo Silveira contribui com sua definição sobre livro de artista. O percurso experimental com as matrizes, bem como com as estampas delas extraídas, gerou trabalhos que extrapolam a bidimensionalidade tradicional no processo gráfico, chegando à tridimensionalidade por meio de livros de artista e de colagens de lâminas recortadas de estampas descartadas das referidas matrizes. O depoimento é fomentado por impulsos experimentais atiçados pela vontade e pelo movimento levados a transformações.
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Referências
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