Matéria de poesia: o pensamento impresso nos livros de artista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v3e2020a4972

Palavras-chave:

Artes gráficas. Imagem técnica. Livro de artista. Técnicas de impressão.

Resumo

Um conjunto de obras que pertencem ao acervo da Coleção Livro de Artista da Universidade Federal de Minas Gerais serviram como ponto de partida para esta reflexão a respeito das técnicas de impressão. Os livros foram exibidos em 2019 na mostra Matéria de Poesia, formada por 34 trabalhos impressos em 12 técnicas diferentes, e incluem processos artesanais e industriais; técnicas tradicionais ainda em uso, como o estêncil, ou obsoletas, como a tipografia. A maioria dos livros aqui apresentados são como um comentário a respeito das possibilidades técnicas do método de impressão escolhido. Buscamos demonstrar como o conhecimento especializado e o acesso aos meios de produção são dois aspectos importantes do trabalho artístico. Adaptamos para o campo do livro impresso os conceitos usados em estudos de gravura, as técnicas foram agrupadas por semelhança no processo de produção da matriz ou pelo método de impressão. Comparados aos demais livros de artista, constatamos que os trabalhos dos artistas-impressores se destacam pela sua qualidade gráfica e pela interdependência entre o conceito e sua forma de apresentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amir Brito Cadôr, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Departamento de Desenho.

Departamento de Desenho, prof. de Artes Gráficas

Referências

ABE, R. Plant etc. Kamakura: Edição do Artista, 2009.

ANTIN, X. Printing at Home. Paris: Edição do Artista, 2010.

ARAÚJO, E. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

BENJAMIN, W. O autor como produtor. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BORBA, G. Rebusteia. São Paulo: Cooperativa Geral para Assuntos de Arte, 1977.

BROGOWSKI, L. Voir le livre, voir le jour, comment j’ai fabriqué et lu certains de “mes” livres. In: JOLIVET, Y. (org.). Le Livre et l’artiste: Actes du Colloque. Marseille: Le Mot et Le Reste, 2007. p. 153-188.

CADÔR, A. O livro de artista e a enciclopédia visual. Belo Horizonte: UFMG, 2016.

DEISLER, G. Stamp Book. Santiago: Grafito Ediciones, 2015.

J. Ofsete printing as a creative medium: the work of mechanical art in the age of electronic (re)production. In: FREEMAN, B.; DRUCKER, J. Ofsete. Artists’ books and prints. New York: Interplanetary Productions, 1993. p. 3-11.

DRUCKER, J. The century of artists’ books. 2. ed. New York: Granary Books, 2004.

EHRENBERG, F. Codex aeroscriptus ehrenbergensis: a visual score of iconotropisms. Atlanta: Nexus, 1990.

FERVENZA, H.; SANTOS, M. I.; TEDESCO, E. Vestígio. Porto Alegre: Editora do Artista, 1985.

FREEMAN, B. Artistic control and the means of production. The Journal of Artists’ Books, n. 27, p. 3-4, 2010.

FREEMAN, B. Muzelink. New York: JAB Books, 1997.

GASCOIGNE, B. How to identify prints: a complete guide to manual and mechanical processes from woodcut to inkjet. London: Thames & Hudson, 2004.

GOTTLUND, N. The master. New York: Swillchildren, 2013.

HELLION, M. Los heroes populares de la mitologia urbana. Ciudad de México: Unlimited Editions, 2003.

HERRMANN, V. Oxigênesis. São Paulo: Edições Strip, 1977.

JACKS, R. Hand stamped. New York: Edição do Artista, 2009.

JUNGLE, T. Frequência das aranha. São Paulo: Edições Bacana, 1981.

KÄLIN, S. One man fantasia. Recife: Aplicação, 2016.

KING, R. Echo book. London: Circle Press, 1994.

KOMURKI, J. Z.; BENDANDI, L. Risomania: the new spirit of printing. Sulgen: Niggli Verlag, 2017.

LUDOVICO, A. Post-digital print: the mutation of publishing since 1894. Eindhoven: Onomatopee, 2019.

MADERA, G. Printed at home. New York: Common Satisfactory Standard, 2013.

MAGALHÃES, A.; FELDMAN, E. Doorway to Portuguese. Philadelphia: Falcon Press, 1957.

MOEGLIN-DELCROIX, A. Esthétique du livre d´artiste (1960/1980). Paris: Bibiothéque Nationale de France, 1997.

MUNARI, B. Libro illeggibile MN1. Milano: Corraini, 2009.

PHILLPOT, C. Books by artists and books as art. In: LAUF, C.; PHILLPOT, C. Artist/Author: contemporary artists’ books. New York: D.A.P., 1998.

PICHLER, M. Un coup de dés n’abolira le hasard: sculpture. Berlin: Greatest Hits, 2008.

POTTER, C.; ANTONUCCI, L. Pocket book. San Francisco: Colpa Press, 2012.

RAMIRO, M. As xerografias de Rafael França: o renascimento das linhas de força. In: COSTA, H. (ed.). Sem medo da vertigem. São Paulo: Marca d’Água, 1997. p. 32-41.

RAMOS, E.; SAMPAIO, M. C. Urgente. São Paulo: Edição do Artista, 2010.

SONTAG, S. Contra a interpretação. Porto Alegre: L&PM, 1987.

ULLUA, M. Nunca. Buenos Aires: Mundo Dios, 2010.

VALLE, M. Xerox da TV: contribuição na pré história. Campinas: Edição do Artista, 1979.

VIGNOLI, F. Palarva Paulo Bruscky. Belo Horizonte: Tipografia do Zé, 2016.

WEIJDE, E. Havaianas. Natal: 4478Zine, 2013.

ZANSKY; BUENO, R. Glúten. São Paulo: Edições de Zaster, 2015.

ZAPELLA, N. Nights, the cosmos, and I. Rosendale: Women’s Studio Workshop, 2015.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Cadôr, A. B. (2020). Matéria de poesia: o pensamento impresso nos livros de artista. Pós-Limiar | Título não-Corrente, 3, 1–15. https://doi.org/10.24220/2595-9557v3e2020a4972