Reminiscências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v3e2020a4853

Palavras-chave:

desenho, materialidade, efemeridade

Resumo

Este ensaio visual é resultado de uma ação artística em desenho intitulada Reminiscências, realizada em 4 de maio de 2019 como parte da Ocupação Artística no Cândido Ferreira — Equinócio: ó-aqui-o-nosso, que ocorreu de 4 a 17 de maio de 2019, com curadoria de Cecília Stelini, em Sousas (Campinas, SP). Os registros fotográficos da ação/performance são apresentados em uma sequência que não respeita o encadeamento das ações realizadas na abertura da ocupação, criando uma nova narrativa visual a partir da experiência vivida. Neste sentido, as imagens revelam fragmentos do desenho feito com pó de carvão, sobre o chão de concreto da praça central do Candido Ferreira, como também fragmentos da ação/ gesto de criação, a partir da presença do corpo da artista desenhando e performando em contato/embate direto com a matéria. Em Reminiscências questões como efemeridade, provisoriedade e fragilidade humana são trabalhadas através da materialidade do carvão em pó, resultando em um desenho que sofre transformações constantes, até o apagamento total, devido às intempéries e toda a movimentação da vida no espaço público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Cristina Dulianel, Universidade Estadual de Campinas

Andréia Cristina Dulianel é doutoranda em Artes Visuais pelo  Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Concluiu o mestrado em Artes Visuais (Bolsa Capes) pela mesma instituição, onde desenvolveu trabalho poético em desenho, defendendo a dissertação no ano de 2010. Possui Licenciatura e bacharelado em Educação Artística/ Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é docente do curso de Artes Visuais da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), ministrando aulas nos cursos de bacharelado e licenciatura. Foi coordenadora do subprojeto de Artes Visuais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do governo federal (projeto institucional PIBID/ PUC-Campinas) de 2012 a 2018. Desenvolve pesquisa em arte contemporânea, com desenho, livro de artista, diários de desenho e pintura.

Downloads

Publicado

2020-06-24

Como Citar

Dulianel, A. C. (2020). Reminiscências. Pós-Limiar | Título não-Corrente, 3, 1–13. https://doi.org/10.24220/2595-9557v3e2020a4853