Autoficção como um procedimento literário na literatura de César Aira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v2n2a4679

Palavras-chave:

Autoficção. César Aira. Literatura contemporânea. Procedimento.

Resumo

A variedade das abordagens ao fenômeno autoficcional e o dissenso ainda em expansão
quanto à sua conceituação e limites são as motivações centrais para a proposta de ler a
autoficção como um procedimento literário. Para tanto, parte-se da observação de que
os efeitos provocados pela autoficção — evidenciar a ficcionalidade da própria ficção,
num exercício especular; colocar em suspeição a reversibilidade imediata gerada pela
metonímia: “Eu inscrito na própria ficção - Eu biográfico do escritor” —, decorrerão sempre
de um movimento particular. A autoficção, assim, será considerada neste trabalho como
o emprego, caso a caso, de fórmulas para a produção de narrativas cujo resultado tem se
mostrado sui generis, da ordem do “irrepetível”. O emprego de elementos composicionais
de longa tradição no cânone literário para a construção de autoficções será considerado
tanto no movimento de fusão do nome do autor e de sua própria obra ficcional, quanto
na direção da ruptura e perturbação dessa identidade autoral que decorre de gestos como
arrebanhar o nome próprio e/ou pré-anunciar uma ficção autorreferenciada. A autoficção
será lida, portanto, como um procedimento ad hoc cujas implicações e especificidades
operam contra as tentativas de se universalizar características e elementos composicionais
que atuam nessas obras. Nesse sentido, acredita-se que o escritor César Aira, pelo
relacionamento ambivalente com as narrativas autoficcionais e por sua concepção de
literatura, expressa em ensaios como “Particularidades absolutas” de 2001, serve para
ilustrar tal proposta de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Marques Fidêncio, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de
Uberlândia | Instituto de Letras e Linguística | Programa
de Pós-Graduação em Estudos Literários | Av.
João Naves de Ávila, 2121, Campus Santa Mônica,
Bairro Santa Mônica, 38408-100, Uberlândia, MG,
Brasil | E-mail: <lauanafidencio@gmail.com>.

Referências

AIRA, C. Particularidades absolutas. Nueve Perros,

ano 1, n.1, p.31-39, 2001.

AIRA, C. Kafka, Duchamp. In: CHAGA, M.M. (Org.).

Pequeno manual de procedimentos. Curitiba: Arte

e Letra, 2007.

AIRA, C. A chave unificada. Sopro, n.98, p.5-11,

Disponível em: <https://issuu.com/culturabar

barie/docs/sopro98/5>. Acesso em: 2 jan. 2019.

ALBERCA, M. El pacto Ambiguo: de la novela

autobiográfica a la autoficción. Madrid: Editorial

Biblioteca Nueva, 2007.

AMÍCOLA, J. Autoficción, una polémica literaria vista

desde los márgenes (Borges, Gombrowicz, Copi,

Aira). Olivar, v.9, n.12, p.191-207, 2008. Disponible

en: <https://www.olivar.fahce.unlp.edu.ar/article/view/

OLIv09n12a12>. Acceso em: 1 enero 2019.

BENJAMIN, W. O narrador: Considerações sobre a obra

de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica,

arte e política. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BLAUSTEIN, D. Procedimientos miméticos y antimiméticos

en obras del “post-boom”. Hildesheim: Georg Olms

Verlag AG, 2011.

CHKLOVSKI, V. A arte como procedimento. In:

TOLEDO, D. (Org.). Teoria da literatura: formalistas

russos. Porto Alegre: Globo, 1976. p.39-56.

DIACONU, D.N. La autoficción: simulacro de teoría

o desfiguraciones de un género. La Palabra, n.30,

p.35-52, 2017. Disponible en: <https://revistas.uptc.

edu.co/index.php/la_palabra/article/view/6964>.

Acceso en: 2 enero. 2019.

GINZBURG, C. Estranhamento: Pré-história de um

procedimento literário. In: GINZBURG, C. Olhos

de madeira: nove reflexões sobre a distância. São

Paulo: Companhia das Letras, 2001. p.85-103.

LEJEUNE, P. Peça em cinco atos. In: NORONHA,

J.M.G. (Org.). Ensaios sobre a autoficção. Belo

Horizonte: Editora UFMG, 2014. p.21-37.

MARQUARDT, E. A ética do abandono: César Aira

e a nova escritura. 2008. 343f. Tese (Doutorado

em Literatura) — Universidade Federal de Santa

Catarina, Santa Catarina, 2008. f.48.

MBAYE, D. La obra de César Aira: una narrativa

en búsqueda de su crítica. 2011. 466f. Tesis

(Doutorado en Bibliografia Española y Literatura

Hispanoamericana) — Universidad Complutense de

Madrid, Madrid, 2011.

PORRÚA, A. César Aira: implosión y juventude.

Punto de Vista, ano 28, n.81, p. 24-29, 2005.

POZUELO YVANCOS, J.M. Figuraciones del yo en la

narrativa: Javier Marías y E. Vila-Matas. Valladolid:

Universidad/Cátedra Miguel Delibes, 2010. p.14.

SURGHI, C. César Aira y el procedimiento como

experimentación. Revista Laboratório, n.6, p.1-16,

Disponible en: <http://revistalaboratorio.udp.

cl/category/investigacion-nro-6/>. Acceso en: 3 enero

Downloads

Publicado

2019-12-02

Como Citar

Fidêncio, L. M. (2019). Autoficção como um procedimento literário na literatura de César Aira. Pós-Limiar | Título não-Corrente, 2(2), 153–163. https://doi.org/10.24220/2595-9557v2n2a4679

Edição

Seção

Dossiê Escritas de Si na Contemporaneidade: Pactos e Desdobramentos