Arte da memória e arquitetura | The art of memory and architecture

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v1n2a4416

Palavras-chave:

Arquitetura. Espaços. Mnemônica. Processos.

Resumo

A questão da Arte da Memória, e de sua relação com uma abordagem espacial, bem como o resgate dessa Arte como referência para projetos contemporâneos são centrais em nossa pesquisa. Para tanto, faz-se necessário entender o caminho que a Arte da Memória percorreu, desde o seu surgimento, até os dias atuais. Com isso, tentaremos responder: quais foram suas origens? Como se deu sua relação com os espaços, com a Arquitetura? Numa tentativa de responder a essas questões, nos propomos, neste artigo, a apresentar a Arte da Memória, desde suas origens, como mnemônica ou técnica de memorização, e seu entendimento enquanto “Arte”. Essa construção representa o embasamento, os pilares de uma construção que se inicia na Antiguidade Clássica, com o “efeito Simônides” e os modelos mentais (virtuais) de memorização, seguindo pela Idade Média, onde esses modelos passam a ser construídos, se materializam, sob os preceitos da Arquitetura Gótica. Com essa construção, pretendemos fornecer as bases para o entendimento da Arte da memória e seus desdobramentos no Renascimento em direção a uma apropriação contemporânea da Arte da Memória.

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Biografia do Autor

Renata La Rocca, Universidade Metodista de Piracicaba

Universidade Metodista de Piracicaba | Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo | Curso de Arquitetura e Urbanismo | Rod. Santa Bárbara/Iracemápolis, km 1, 13450-000, Santa Bárbara d´Oeste, SP, Brasil.

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

La Rocca, R. (2018). Arte da memória e arquitetura | The art of memory and architecture. Pós-Limiar | Título não-Corrente, 1(2), 67–87. https://doi.org/10.24220/2595-9557v1n2a4416

Edição

Seção

Dossiê Memórias, Monumentos e Gambiarra