SOBRE A IMPUTAÇÃO PENAL NA FILOSOFIA DO DIREITO DE G. W. F. HEGEL ALGUNS ASPECTOS DA PASSAGEM DO DIREITO ABSTRATO AO PROBLEMA DA MORALIDADE

Autores

  • Rodolfo de F. JACARANDÁ

Palavras-chave:

Direito, Moral, Delito

Resumo

o presente trabalho tem por objetivo analisar alguns aspectos que envolvem, na Filosofia do Direito de Hegel, a passagem da parte referente ao que ele nomeia de Direito Abstrato à parte da Moralidade, apresentando o percurso do desdobramento do conceito de vontade livre até o seu momento de idéia, na efetivação do direitci em Eticidade Absoluta, consagrada na figura do Estado. Do esclarecimento de importantes conceitos como os de pessoa e propriedade até o surgimento da questão do delito e do dever, pretende-se mostrar como tal operação rêflexiva que instaura a vontade particular na universalidade do direito também serve de ponto de abordagem para ressaltar a crítica que Hegel profere ao contratualismo político moderno. 

Referências

BERNARDES, J. A crítica de Hegel à teoria do contrato. In: ROSENFIELD, D. Estado e Política: a filosofia política de Hegel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

HEGEL, G. W. F. Direito Abstrato. Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito ou Direito Natural e Ciência do Estado em Compêndio - Primeira parte. Clássicos da Filosofia: Cadernos de Tradução nº. 5, Tradução, introdução e notas de Marcos Lutz Müller. Campinas: Departamento de Filosofia -Instituto de Filosofia e Ciências Humanas-IFCH, Universidade Estadual de Campinas IFCH/UNICAMP, Fevereiro de 2003.

___. A Sociedade Civil. Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito ou Direito Natural e Ciência do Estado em Compêndio - Segunda Parte. Tradução, introdução e notas de Marcos Lutz Müller. Campinas: Departamento de Filosofia -Instituto de Filosofia e Ciências Humanas-IFCH/UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas. Coleção Cadernos de Tradução, nQ06 - Setembro de 2003.

___. O Estado. Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito ou Direito Natural e Ciência do Estado em Compêndio- Terceira Parte: A Eticidade. Tradução de Marcos Lutz Müller. Campinas: Departamento

de Filosofia-Instituto de Filosofia e Ciências Humanas-IFCH/UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas. Coleção Textos Didáticos, nº 32 - Maio de 1998.

KANT,I.A metafísica dos costumes. Contendo A Doutrina Do Direito e A Doutrina da Virtude. Tradução, textos adicionais e notas de Edson Bini. Bauru, SP: EDIPRO, 2003.

____. Fundamentação da metafísica dos costumes. Traduzida por Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2001.

MÜLLER, M.L. O Direito natural de Hegel: Pressupostos especulativos da crítica ao contratualismo. In: ROSENFIELD, D. Estado e Política: a filosofia política de Hegel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,2003.

PEIXOTO, K. Subjetividade livre e dever universal: o que está em jogo na moralidade. In: ROSENFIELD, D. (Editor) Hegel, a moralidade e a religião. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

ROSENFIELD, D. (Editor) Estado e Política: a filosofia política de Hegel. Filosofia Política - Série III-n. 5. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

____. Hegel, a moralidade e a religião. Filosofia Política - Sé-rie III-n. 3. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

TERRA, Ricardo. Kant e o direito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

Downloads

Publicado

2005-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS