A DIMENSÃO SUBJETIVA E A GESTÃO ESCOLAR

CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Maria Lucia de Abrantes Fortuna Doutora em Educação, USP. Professora da Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Palavras-chave:

marcas escolares, subjetividade, dirigente escolar

Resumo

Respaldando-se nos conceitos da psicanálise, o texto apresenta questões produzidas em estudo que investiga como repercute na prática dos profissionais da educação sua história escolar inserida na história de vida. Com destaque na dirigente escolar, discute como o sentimento de abandono e de desprestígio social, repercute em sua prática e como tal posição se relaciona com suas vivências escolares quando estudante. Neste caminho, busca alternativas de formação e de acompanhamento da prática desses profissionais, que possibilitem indagarem-se sobre o lugar que ocupam nesta mesma prática, diante da dinâmica de subjetividades presentes nas relações cotidianas das escolas de Ensino Básico.

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Publicado

2006-12-30

Edição

Seção

Artigos