AS CONSTRUÇÕES SIMBÓLICAS DE EXCLUSÃO EM UMA FÁBRICA NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Cátia Regina MUNIZ Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

gênero, exclusão, representações, simbólico

Resumo

Este artigo propõe-se a discutir uma das formas elaboradas, por operários de uma fábrica localizada no interior do Estado de São Paulo, para excluírem, simbolicamente, as operárias desta mesma fábrica.  Para isto, é necessário esclarecer dois processos importantes para entendermos esta forma de exclusão: a) as representações construídas sobre o passado da empresa; b) a exclusão destas operárias no processo seletivo dos grupos semi-autônomos na área produtiva. Tentarei no final verificar se há alguma relação entre este passado e a construção da exclusão simbólica por estes operários. Deste modo, as questões referentes a gênero serão de suma importância, portando serão também destacados.

Referências

BARBOSA, Livia. Relatório de análise cultural realizado na fábrica e centro empresarial da divisão de Produtos Pessoais, 1996/97.

CHARAM, Isaac. O estupro e o assédio sexual: como não ser a próxima vítima, Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1997.

ELIAS, Norbert. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994. e SCOTSON, John L. Os

Estabelecidos e os Outsiders, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.

GENDRON, Colette. Violência e Assédio Sexual In Estudos Feministas, ano 2, 2º semestre de 1994.

GONZÁLES, Carmen Mozo. Género y Nuevas Profisiones: El Sector Seguros en Sevilla, Sevilla: Área de Cultura, Ayuntamiento de

Sevilla, 1999.

HEILBORN, Maria Luiza. Fazendo Gênero? A Antropologia da Mulher no Brasil In Uma questão de gênero, Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1992.

LOBO, Elisabeth Souza. A classe operária tem dois sexos: trabalho, dominação e resistência. São Paulo: Brasiliense, 1991.

PRINGLE, Rosemary. Office affairs In WRIGHT, Susan Antropology of Organizations, London: Routledge, 1994.

SORJ, Bila. O Feminismo na Encruzilhada da Modernidade e Pós-Modernidade In Uma questão de gênero, Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1992.

Downloads

Publicado

2001-12-31

Edição

Seção

Artigos