Análise multinível: contribuições para estudos sobre efeito do contexto social no comportamento individual

Autores

  • Katia Elizabeth PUENTE-PALACIOS Universidade de Brasília
  • Jacob Arie LAROS Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Comportamento; Comportamento social; Modelos multinível

Resumo

O reconhecimento da influência do contexto social no comportamento humano destaca a necessidade de adoção de modelos explicativos que favoreçam a identificação desse efeito. Este artigo tem o objetivo de apresentar as características teóricas e técnicas dos modelos multinível, pois eles cumprem com essa exigência. Em uma perspectiva teórica, a escolha dos modelos em discussão deveria ser baseada, tanto quanto possível, em uma teoria multinível que evidenciasse o papel preditivo de variáveis oriundas de diferentes níveis. A construção de modelos guiada por uma teoria levará a modelos mais frutíferos e com maior validade externa, em comparação com modelos construídos com pouco ou nenhum sustento teórico. Do ponto de vista técnico, a análise multinível é similar à análise de regressão; assim, obedece a muitas das suas exigências. Este trabalho permite concluir sobre as vantagens dos modelos multinível para pesquisadores interessados na identificação do efeito do contexto no comportamento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, J. M., & Laros, J. A. (2007). Fatores associados as desempenho escolar: estudo multinível com dados do SAEB/2001. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 23 (1), 33-42.

Bliese, P., & Jex, S. (2002). Incorporating a multilevel perspective into occupational stress research: theoretical, methodological, and practical implications. Journal of Occupational Health Psychology,7 (3), 265-276.

Elovainio, M., Kivimäki, M., Steen, N., & Kalliomäki-Levanto, T. (2000). Organizational and individual factors affecting mental health and job satisfaction: a multilevel analysis of job control and personality. Journal of Occupational Health Psychology,5 (2), 269-277.

Ferrão, M. E. (2003). Introdução aos modelos de regressão multinível em educação. Campinas: Komedi.

Franco, C., Bonamino, A. (2001). Iniciativas recentes de avaliação da qualidade da educação no Brasil. In C. Franco (Org.), Avaliação, ciclos e promoção na educação (pp.15-28). Porto Alegre: Artmed.

Hox, J. J. (2002). Multilevel analysis: techniques and applications Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates.

Huang, X., & van Vliert, E. (2004). Job level and national culture as joint roots of job satisfaction. Applied Psychology: An International Review, 53 (3), 329-348. 2004.

James, L., Demaree, R., & Wolf, G. (1984). Estimating withingroup interrater reliability with and without response bias. Journal of Applied Psychology, 69 (1), 85-98.

James, L., Demaree, R., & Wolf, G. (1993). Rwg: an assessment of within-group interrater agreement. Journal of Applied Psychology, 78 (2), 306-309.

Jesus, G. R., & Laros, J. A. (2004). Eficácia escolar: regressão multinível com dados de avaliação em larga escala. Avaliação Psicológica, 3 (2), 21-31. 2004

Jex, S., & Bliese, P. (1999). Efficacy beliefs as a moderator of the impact of work-related stressors: a multilevel study. Journal of Applied Psychology, 84 (3), 349-361.

Klein, K., & Kozlowski, S. (2000). Multilevel theory: research and methods in organizations San Francisco: Jossey-Bass.

Kreft, I. G. G. (2005). Are multilevel techniques necessary? An overview, including simulation studies. 1996. Retrieved April 23, 2005, from http://www.calstatela.edu/faculty/ikreft

Kreft, I. G. G. (2000). Using random coefficient linear models for the analysis of hierarchically nested data. In H. Tinsley & S. Brown. (Eds.), Handbook of applied multivariate statistics and mathematical modeling (pp.613-639). San Diego: Academic Press.

Kreft, I .G. G., & Leeuw, J. (1998). Introducing multilevel modeling London: Sage Publications.

Kvanli, A., Guynes, C., & Pavur, R. (1996). Introduction to business statistics: a computer integrated, data analysis approach St. Paul: West Publishing Company.

Miles, J., & Shevlin, M. (2001). Applying regression and correlation: a guide for students and researchers London: Sage Publications.

Puente-Palacios, K., & Borges-Andrade, J. O. (2005). Efeito da interdependência na satisfação de equipes de trabalho: um estudo multinível. Revista de Administração Contemporânea, 9 (3), 57-78.

Raudenbush, S. W., & Bryk, A. S. (2002). Hierarchical linear models: applications and data analysis methods. London: Sage Publications.

Schnake, M., & Dumler, M. (2003). Levels of measurement and analysis issues in organizational citizenship behavior research. Journal of Occupational and Organizational Psychology,76 (3), 283-301.

Snijders, T. A. B. (2001). Introduction to multilevel analysis Paper non-published, University of Groningen, Holland.

Snijders, T. A. B., & Bosker, R. (1999). Multilevel analysis: an introduction to basic and advanced multilevel modeling London: Sage Publications.

Snijders, T. A. B., & Bosker, R. (1994). Modeled variance in two level models. Sociological Methods and Research, 22 (3), 342-363.

Snijders T. A. B., & Berkhof, J. (2008). Diagnostic checks for multilevel models. In J. Leeuw & E. Meijer (Orgs.), Handbook of multilevel analysis (pp.141-175). New York: Springer Science+Business Media.

Soares, J. F. (2004). O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad Eficacia y Cambio en la Educación - REICE, 2 (2), 83-104.

Soares, J. F., & Alves, M. T. G. (2003). Desigualdades raciais no sistema brasileiro de educação básica. Educação e Pesquisa, 29 (1), 147-165.

van den Eeden, P., Hox, J., & Hauer, J. (1990). Theory and model in multilevel research: congruence or divergence? Amsterdam: SISWO.

van Der Vegt, G. (1998). Patterns of Interdependence in work teams: a cross-level examination of the relation with satisfaction and commitment. PhD dissertation non-published, University of Groningen, Holland.

van Der Vegt, G., Emans, B., & van de Vliert, E. (1999). Effects of interdependencies in project teams. The Journal of Social Psychology, 139 (2), 202-214.

van Der Vegt, G., Emans, B., & van de Vliert, E. (2000). Team members' affective responses to patterns of intragroup interdependence and job complexity. Journal of Management, 26 (4), 633-655.

van Der Vegt, G., Emans, B., & van de Vliert, E. (2001). Patterns of interdependence in work teams: a two-level investigation of the relations with job and team satisfaction. Personnel Psychology,54 (1), 51-69.

van Yperen, N., & Snijders, T. (2000). Multilevel analysis of demands-control model: stress at work determined by factors at the group level or the individual level? Journal Occupational Health Psychology, 5 (1), 182-190.

van Yperen, N., van Den Berg, A., & Willering, M. (1999). Towards a better understanding of the link between participation in decision-making and organizational citizenship behavior: a multilevel analysis. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 72 (3), 377-392.

Downloads

Publicado

2022-11-16

Como Citar

PUENTE-PALACIOS, K. E. ., & LAROS, J. A. . (2022). Análise multinível: contribuições para estudos sobre efeito do contexto social no comportamento individual. Estudos De Psicologia, 26(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estudos/article/view/7081