A voz das mentes famintas: a relevância de Danilo Dolci para a Psicologia Cultural da Educação

Autores

Palavras-chave:

Estética, Inclusão Escolar, Psicologia Educacional

Resumo

Danilo Dolci (1924-1997) foi um intelectual italiano, ativista social, sociólogo, educador popular e poeta, que passou
a maior parte de sua vida nas áreas rurais da Sicília, tentando desenvolver uma visão progressista da educação como
parte da emancipação da população da pobreza e do crime organizado. O cerne da pedagogia de Dolci era a ideia do
cidadão como aprendiz e do aprendiz como cidadão. O ideal de educação promovido, também se referindo a Freire e
Gandhi, era o de “cidadão do mundo”, capaz de superar uma atitude colonialista e opressora. Ao contrário, o que o
sujeito é se origina nas raízes culturais e o torna capaz de reconhecer que ele é igual às outras pessoas no mundo. Para
desenvolver seu ideal pedagógico, Dolci apostou na estética e na práxis, reconhecendo o valor do ser humano como parte da natureza. Finalmente, discute-se neste trabalho como as visões de Dolci sobre a educação podem fornecer novas perspectivas úteis para o desenvolvimento da psicologia cultural da educação.

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

TATEO, L. . (2022). A voz das mentes famintas: a relevância de Danilo Dolci para a Psicologia Cultural da Educação. Estudos De Psicologia, 39, 1–11. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estudos/article/view/6476

Edição

Seção

DOSSIÊ | PSICOLOGIA CULTURAL DA EDUCAÇÃO