A cultura acadêmica do sofrimento: será que isso existe?

Autores

Palavras-chave:

Psicologia educacional, Educação superior, Estresse psicológico.

Resumo

As práticas de ensino e pesquisa na Pós-Graduação têm sido entendidas como uma cultura acadêmica causadora de sofrimento. O objetivo deste artigo é apresentar uma compreensão do sofrimento vivido pelos alunos da Pós-Graduação a partir de uma perspectiva culturalista. Para isso, o texto problematiza o contexto da Pós-Graduação e apresenta axiomas da Psicologia Cultural Semiótica que fundamentam a análise dos processos psicológicos que ocorrem na relação do estudante com o meio acadêmico. A cultura acadêmica é entendida como o conjunto compartilhado de signos usados e construídos pelas pessoas na pós-graduação, as quais organizam seus mundos interno e externo, regulam as interações sociais e orientam as ações humanas. Desse modo, o sofrimento é um produto cultural da interação entre as forças canalizadoras da cultura acadêmica e as ações do estudante. Sugere-se que pesquisas futuras possam estudar empiricamente como os pós-graduandos criam uma síntese pessoal a partir da cultura acadêmica.

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Publicado

2022-03-23

Como Citar

SILVA, A. S. P., & MARSICO, G. (2022). A cultura acadêmica do sofrimento: será que isso existe?. Estudos De Psicologia, 39, 1–9. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estudos/article/view/5742

Edição

Seção

DOSSIÊ | PSICOLOGIA CULTURAL DA EDUCAÇÃO