A PUBLICIDADE NA ECONOMIA DAS EMPRESAS INFORMATIVAS
Resumo
O fenômeno publicitário invadiu de tal forma o mundo contemporâneo que sociólogos, juristas, psicólogos e semiólogos o têm tomado como objecto preferencial dos seus estudos. Em contrapartida raros são os economistas que têm estudado a publicidade, e ainda mais raros os que o têm feito do ponto de vista dos próprios meios de informação. Para o facto contribuem o hermetismo das empresas, preconceitos de ordem diversa e a relativa juventude dos estudos pluridisciplinares sobre a comunicação de massas (Toussaint, 1978, p. p. 7/9).
Referências
AGNES, lves e CROISSANDEAU, Jean-Michel, Lire le Journal, Paris, Editions F. P. Lobies, 1979.
CARVALHO, Alberto Arons de, A Censura e as Leis de Imprensa, Lisboa, Seara Nova, 1973.
CAZENEUVE, Jean, Sociologie de la Radio-Télévision, Paris, Presses Universitaires de France, 1962.
____. Guia Alfabético das Comunicações de Massas, Lisboa, Edições 70, 1976.
DE NOEL, E., "La Concentration dans la Presse Quotidienne", Cahiers Français nº 978, Outubro 1976.
OU RAND, Jacques, Les Formes de la Communication, Paris, Dunod, 1981.
GUTENBERG, Erich, Fundamentos de la Economia de Empresa, Argentina, El Ateneo Editorial, 1960.
KOTLER, Philip, Marketing Management, London, Prentice-Hall lnternational I nc., 1976.
PERRIEN, Jean e CHERON, Emmanuel, "Publicité et Tests Comparatifs", Revue Française du Marketing, 1982/2.
PRAIS, S. J., HOUTHAKKER, M. S., The Analysis of Family Budgets, Cambridge, London, 1955.
RODRIGUES, Adriano D., A Comunicação Social, Lisboa, Editorial Vega.
_____ . "Publicidade e Informação", O Jornal, 26-3-82.
SERVAN-SCHREIBER, Jean-Louis, O Poder da Informação, Lisboa, Publicações Europa-América, 1974.
TENGARRINHA, José, História da Imprensa Periódica Portuguesa, Lisboa, Portugália Editora, 1965.
_____ . "Imprensa", in SERRÃO, Joel, ( dir. ), Dicionário de História de Portugal, Lisboa, Iniciativas Editoriais, 1979.
TEXIER, Jean C., "Concentration ( Concentration )", in MOUSSEAU, Jacques ( dir. ), Les Comunications de Masses, Paris, Hachette, 1972.
TOUSSAINT, Nadine, A Economia da Informação, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1979.
VICTOROFF, David, Psicossociologia da Publicidade, Lisboa, Moraes Editores, 1972.