A AÇÃO DOS JORNALISTAS EM NOSSA HISTORIA RECENTE
Resumo
O conhecimento, ainda que superficial, da história do jornalismo brasileiro, prova-nos a importância da atuação dos jornalistas na
vida nacional. ( Ver, por exemplo, Nelson W. Sodré, História da Imprensa no Brasil, Rio, Civilização, 1966 ).
Referências
FON, Antonio Carlos. Tortura: a história da repressão política no Brasil, S. Paulo, Global, 1979.
GABEI RA, Fernando. A. Entrevista do Pasquim, in Carta sobre a anistia, A Entrevista do Pasquim, Conversação sobre 1968, Rio, Codecri, 1978, pp. 22-63.
JORDÃO, Fernando Pacheco. Dossiê Herzog. Prisão, Tortura e Morte no Brasil, S. Paulo, Global, 1979.
MARCONI , Paolo. A Censura Política na Imprensa Brasileira ( 1968-1978). 2ª edição revista, S. Paulo, Global, 1980.
PORTELA, Fernando. Guerra de Guerrilhas no Brasil, São Paulo, Global, 1979.
---· "Guerra de Guerrilhas", série de reportagens publicadas pelo Jornal da Tarde, de 13 a 20-01-1979.
ROSSI, Clóvis. "Chega de medo", in Folha de S. Paulo, 25 de setembro de 1984, p. 2.
SODRÉ, Nelson W. História da Imprensa no Brasil. Rio. Civilização, 1966.
STRAUSS, João Vítor. "Figueiredo rechaça as coletivas. prefere o silêncio" e "Mr. pre-e-e-sident !, explique-se, por favor", in Folha de S. Paulo, 7 de outubro de 1984. p. 6.
___ . "A Câmara repudia Altino Lima", in O Estado de S. Paulo, 28 de novembro de 1984, p. 40.
___ . "Altino Lima apontado como o novo Paulo Rui". in O Estado de S. Paulo, 29 de novembro de 1984, p. 15.
UNIDADE ( órgão oficial do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo), julho/agosto 1980. Conferência
SCHEMBERG, Mário. "Desenvolvimento da física no Brasil". pronunciada na reunião anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-, realizada em 1978, na Universidade de São Paulo.