ESPER MACHINE

METALINGUAGEM EM BLADERUNNER, DE RIDLEY SCOTT

Autores

  • Alfredo Luiz Paes de Oliveira SUPPIA

Palavras-chave:

Cinema, Fotografia, Metalinguagem, Comunicação, Pós-modernidade

Resumo

O cinema tem se mostrado terreno fértil para a metalinguagem desde seus primórdios. Isso talvez se dê, num primeiro momento, pelo próprio fato de o cinema ser uma manifestação híbrida de arte e técnica, de fotografia e movimento, de escrita e imagem. O diálogo entre a fotografia e o cinema já foi e continua sendo muito explorado, uma vez que a primeira se encontra no cerne do próprio dispositivo cinematográfico. Uma das mais famosas seqüências que abordam essa questão ocorreu no filme Biade Runner (1982), de Ridley Scott. Nesta, que ficou conhecida como a seqüência do "Esper Machine ", fotografia e cinema se contaminam e se invadem mutuamente, não só numa curiosa digressão sobre a natureza das imagens, mas também num prenúncio das novas tecnologias do virtual.

Referências

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Publicado

2002-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS