O ADVENTO DO SELO POSTAL NO "LUGAR MODERNO"

Autores

  • Diego SALCEDO

Palavras-chave:

cultura visual, imagem, filatelia, modernismo, selo postal comemorativo

Resumo

A imagem tem sido utilizada como um recurso discursivo que informa, comunica, controla e interpela o individuo, modifica seu mundo e tem papel importante na construção da realidade social. Ela retrata, cada qual a sua maneira, o cenário "real" lacaniano e os espaços e tempos sócioculturais. Este artigo propõe que é possível representar e identificar esse cenário, também, por meio das iconicidades presentes nos selos postais comemorativos. Perpassa questões da imagem enquanto objeto teórico. Dá continuidade a inserção do selo postal no âmbito acadêmico à luz de distintos e diversos conceitos.

Referências

ALMEIDA, C. A. F. de; VASQUEZ, P. K. Selos postais do Brasil. São Paulo: Metalivros, 2003.

ALTMAN, Denis. Paper ambassadors: the politics of stamps. North Ryde: NSW, 1991.

BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. ln: ___ . Os pensadores. SP: Abril Cultural, 1975. Coleção Os Pensadores.

___ . "Paris, capital do Século XIX". ln: KOTHE, F. (Org.). Walter Benjamin. SP: Ática, 1991. Coleção Grandes Cientistas Sociais.

BESSlS, H. "A imagem da Ciência na pinh:tra". ln: VIERNE, S. A Ciência e o Imaginário. Brasília: UNB, 1994. p. 159 - 190.

BRONOWSKI, J. O olho visionário: ensaios sobre arte, literatura e ciência. Brasília: UNB, 1998.

BURKE, P. Testemunha ocular: história e imagem. SP: EDUSC, 2004. CONTRERA, M. S.; BAITELLO Jr., N. Na selva das imagens: algumas contribuições para uma teoria da imagem na esfera das ciências da comunicação. Significação. São Paulo, n. 25, jun. 2004, p. 113 - 126.

CRARY, J. Techniques of the Observer. Cambridge: MIT, 1992. Xerox.

DAMÁSIO, A. O mistério da consciência. SP: Cia. das Letras, 2000.

DELEUZE, G. Conversações. RJ: 34, 1992. Xerox.

___ .; GUATTARI, F. O que é a Filosofia? RJ: 34, 1992. Xerox.

GUATTARI, F. "Da produção da subjetividade". ln: PARENTE, A. (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. RJ: 34, 1993. p. 177-191.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. SP: Martins Fontes, 2002.

MAFFESOLI, M. O eterno instante. Lisboa: Piaget, 2001. MANGUEL, A. Lendo imagens. SP: Cia. das Letras, 2003.

SALCEDO, D. A. "A visibilidade da Ciência nos selos postais comemorativos". ln: Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual. 1, 2008, Goiânia. Anais ... Goiânia, UFG, 2008, 10 p.

___ . "Filatelia e memória: pequenos embaixadores de papel". ln: VERRI, G. M. W. (Org.). Registros do passado no presente. Recife: Bagaço,2008.p. 155-195.

SANTAELLA, L. A percepção: uma teoria semiótica. SP: Experimento, 1993.

VIRILIO, P. A máquina de visão. RJ: José Olympio, 1994.

ZIZEK, S.; DALY, G. Arriscar o impossível. SP: Martins Fontes, 2006.

Downloads

Publicado

2008-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS