PORTAL PLENARINHO

A ANIMAÇÃO COMO INDUTORA DE CONTEÚDO CIDADÃO

Autores

  • Pedro Henrique Vasconcelos e VALADARES

Palavras-chave:

comunicação, crianças, animação, internet

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar a função da animação - desenho animado - como mediadora no processo de comunicação para crianças. O caso analisado neste estudo é a animação "Projeto de Lei" do site Plenarinho, portal voltado para o leitor infantil. Este estudo defende que, por se valer de um desenho animado, elemento que desperta identificação nas crianças, o site possibilita que assuntos complexos sejam inseridos no cotidiano do público infantil.

Referências

BARAÇAL, Keila. "Software de animação é usado em favor da educação" ln: Folha Online. São Paulo, 24 jul. 2008. Disponível em <http://www.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/noticias> [Acesso em 10 set. 2008].

BARBERO, Jesús Martin. "Globalização comunicacional e transformação cultural". ln: MORAES, Denis (org) Por uma outra comunicação. Rio de Janeiro: Editora Record, 2004.

CÉO, Rafaela. Como fazer reportagens para a garotada. (prelo): Brasília, 2007.

COSTA, Hugo. "Acesso à internet deve chegar a 80% dos brasileiros em dois anos, estima ministro". ln: Agência Brasil. Empresa Brasileira de Comunicação. Brasília, 28 abr. 2008. Disponível em <http://www.inclusaodigi tal. gov.br/inclusao/noticia/acesso-a­internet-deve-chegar-a-80-dos-brasileiros-em-dois-anos-estima-ministro/> [Acesso em: 15 out. 2008].

ECO, Umberto. Seis Passeios pelos Bosques da Ficção. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1994.

FEBA, Berta. Os Colegas, De Lygia Bojunga Nunes: Um Estudo Da Recepção No Ensino Fundamental. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Maringá, 2005. Disponível em <http://www.ple.uem.br/ defesas/pdf/bltfeba.pdf> [Acesso em: 12 out. 2008].

FORD, Aníbal. "O contexto do público: transformação comunicacionais e socioculturais". ln: MORAES, Denis (org) Por uma outra comunicação. Rio de Janeiro: Editora Record, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 47ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 36ª edição. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2007

GARZEL, Cláudia. "Jornalismo para crianças: um estudo sobre as práticas culturais e consumo de mídia junto a crianças de 10 e 11 anos em Florianópolis". ln: Site Universidade Federal de Santa Catarina, 2004. Disponível em <http://www.aurora.ufsc.br/artigos/ artigo_claudia_garzel.htm] [Acesso em: 15 jun. 2008].

"INTERNET no Brasil chega a mais de 40 milhões". ln: Folha Online. São Paulo, 27 jun. 2008. Disponível em <http://wwwl.folha.uol.com.br/ folha/informatica/ultl 24u416776.shtml> [ Acesso em: 03 set. 2008].

LÉVY, Pierre. O que é o Virtual? São Paulo: Editora 34, 1999.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação comà extensões do homem. 20ª ed., São Paulo: Editora Cultrix, 1996.

PARENTE, André. O virtual e o hipertextual. Rio de Janeiro: Editora Pazulin, 1999.

PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1999.

RAPPAPORT, Clara Regina. Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Editora EPU, 1981.

SANTOS, Cintia Maria Basso dos. "Algumas reflexões sobre o ensino mediado por computadores". ln: Linguagens & Cidadania, Santa Maria -RS, p. 1-9, 2000. Disponível em: <http://www.ufsm.br/lec/02 _00/Cintia­L&C4.htm> [Acesso em: 5 set. 2008].

"TRÁFEGO de dados de banda larga cresce 56 vezes no Brasil, diz consultoria". ln: Folha Online. São Paulo, 10 jul. 2008. Disponível em <http://www.folha.uol.com.br/folha/informatica/ultl 24u42 l 122.shtml> [ Acesso em: 12 set. 2008].

WALLON, Henry. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova lexandria, 1995.

WOOD, David. Como as crianças pensam e aprendem. São Paulo: Editora Matins Fontes, 1996.

Downloads

Publicado

2008-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS