MARKETING RELIGIOSO E DESEJO MIMÉTICO: ALGUMAS REFLEXÕES
Palavras-chave:
comunicação eclesial, desejo mimético, marketing, marketing religioso, solidariedadeResumo
A partir da teoria do desejo mimético, de René Girard, este trabalho pretende refletir em que medida há contradição entre o marketing religioso e a missão assumida pelas igrejas cristãs de educar as pessoas para o exercício da solidariedade. Por marketing religioso compreende-se a proposta de utilização das técnicas e da lógica do marketing por parte das instituições religiosas. No caso específico das instituições cristãs, é preciso refletir se as noções de concorrência e rivalidade, que para alguns autores estão no
fundamento das propostas de marketing, são contraditórias ou não ao cristianismo. A questão que se coloca, portanto, é pensar de que maneira a utilização do marketing transporta para a ação evangelizadora essas idéias de concorrência e de rivalidade. Nesse sentido, este texto reflete sobre as possibilidades e os limites de introduzir a noção de educação para a solidariedade em uma ação eclesial que se fundamenta em noções de rivalidade e de concorrência.
Referências
ASSMANN, Hugo ( org). René Girard com teólogos da libertação - um diálogo sobre ídolos e sacrifícios. Petrópolis/Piracicaba: Editora Vozes e Editora Unimep, 1991.
ASSMANN, Hugo e SUNG, Jung Mo. Competência e sensibilidade solidária. Educar para a esperança. 3ª Edição. Petrópolis: Vozes, 2000.
DRUCKER, Peter. Administração: tarefas, responsabilidades, práticas. Volume 1. São Paulo: Pioneira, 1975.
KATER FILHO. Antonio Miguel. O marketing aplicado à Igreja Católica. 2ª Edição. São Paulo: Edições Loyola, 1995
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. sa Edição. São Paulo: Editora Atlas, 1998.
SUNG, Jung Mo. Desejo, Mercado e Religião. 2ª Edição. Petrópolis: vozes, 1998.
______ . Sujeitos e sociedades complexas. Para repensar os horizontes utópicos. Petrópolis: Vozes, 2002.