PRAZER EM CONHECÊ-LO
O SUPORTE E SUAS PISTAS SOBRE O ENUNCIADOR
Palavras-chave:
Campo Grande News, jornal on-line, suporteResumo
O modo com o jornal se apresenta, as estratégias de distribuição na página e outros recursos de webdesign agregam valor e sentido ao jornal. Este artigo mostra, tendo como base a página do Campo Grande News, o jornal on-line mais antigo de Mato Grosso do Sul, como o suporte pode trazer pistas sobre quem enuncia, ou seja, sobre a linha editorial do veículo e o leitor ideal que projeta. O estudo, inclusive, tem ganhado mais força com o desenvolvimento das tecnologias digitais, já que este conjunto que deu materialidade ao discurso se mostra não como um mero acessório de divulgação da notícia, mas como parte integrante do seu sentido.
Referências
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2005.
DISCINI, Norma. Comunicação nos textos. São Paulo: Contexto, 2005 .
. O estilo nos textos. São Paulo: Contexto, 2004.
FIORIN, José Luiz. "O ethos do enunciador". ln: CORTINA, Arnaldo; MARCHEZAN, Renata (org). Razões e Sensibilidade: a semiótica em foco. Araraquara (SP): Cultura Acadêmica, 2004, p.117-138.
HERNANDES, Newton. Semiótica dos jornais - análise do Jornal Nacional, Folha de São Paulo, Jornal da CBNM, Portal UOL, revista Veja. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Doutor, 2005.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
QUINTERO, Alejandro Pizarroso. História da imprensa. Lisboa: Planeta, 1994.
RABELO, José. O Discurso do jornal - o como e o porquê. Lisboa: Editorial Notícias, 2000.
SILVA, Rafael Souza. Diagramação - o planejamento visual gráfico na comunicação impressa. São Paulo: Summus, 1985.