A INSERÇÃO DA ARTE NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Maria Betânia e SILVA

Palavras-chave:

História da arte no currículo, Ensino da arte, Arte-educação

Resumo

Desde o século XIX, a arte se faz presente na escola, embora de forma difusa. No entanto, foi no decorrer do século XX que educadores, artistas e intelectuais passaram a despertar para a importância de sua presença no processo educativo e também a reivindicar um espaço obrigatório para ela no currículo. No estado de Pernambuco, alguns movimentos e instituições contribuíram de forma significativa para a disseminação, promoção e divulgação da arte e, sobretudo, para a democratização de seu acesso por parte das camadas populares. Foi no período áureo da ditadura militar que a arte se tornou obrigatória no currículo.

Referências

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: Que é "esclarecimento"? ("Aufklarung"). ln Immanuel Kant: textos seletos. Trad.: Raimundo Vier e Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985, p. 100-116.

MARSIGLIA, Gennadio di. ln MÜHS, Wilhelm. Parole dei cuore. Milano: Edizioni San Paolo, 1996.

MEMORIAL DO MCP. Recife: Fundação de Cultura da cidade do Recife, 1986.

PLATÃO. A República. Trad.: Leonel Vallandro. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d., p.175-180 .

. A República. Trad.: Elza Moreira Marcelina. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985, p.46-56.

Downloads

Publicado

2004-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS