A COBERTURA DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NA ERA DA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O AGENDAMENTO DA COBERTURA PRESIDENCIAL DO CORREIOWEB
Palavras-chave:
Jornalismo on-line, Agendamento , Campanha eleitoralResumo
Este estudo analisa a forma como o site jornalístico CorreioWeb estruturou a cobertura eleitoral do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva a partir das rotinas produtivas e pela ação dos "promotores de notícia" (news promoters) na construção da agenda midiática. Utilizamos aqui uma metodologia quantitativa de análise de conteúdo. Foram coletadas as notícias publicadas pelo site e o material enviado pelo comitê de imprensa de Lula. A análise quantitativa foi complementada com entrevistas. Utilizamos ainda a adaptação para a internet do conceito francês de jornalista 'sentado' (journaliste assis). Ao final foi possível estabelecer uma correlação entre a ação dos promotores e as notícias publicadas pelo CorreioWeb, centradas, sobretudo, na cobertura factual da agenda do candidato Lula.
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