AUDIOVISUAL E EDUCAÇÃO-RELAÇÃO PERMEADA PELA COGNIÇÃO RESUMO E SENSIBILIDADE

Autores

  • Denise TAVARES

Palavras-chave:

Educação, Audiovisual, Cinema

Resumo

Este artigo aponta alguns aspectos da relação audiovisual e educação, a partir de reflexões sobre quatro filmes que constroem suas narrativas em torno de pianistas - ficcionais e reais. O objetivo é, ao se resgatar as fábulas dessas obras, depreender o potencial pedagóg ico dos audiovisuais, enquanto universos que interagem com a cognição, percepção e sensibilidade do espectador.

Referências

EL-HANI, C. N. & PEREIRA, A. M. "Notas sobre percepção e Interpretação em Ciência". Revista USP, São Paulo, nº 49, p. 148-159, maio/2001.

GARDNE R, H. Estruturas da Men'te - A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LACK, Russel. La Música En EI Cine, p. 380. Barcelona: Catedra, 1996.

MORIN, Edgar. O Cinema ou o Homem Imaginário - Ensaio de Antropologia. Moraes Editores.

PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1973.

XAVIER, I. "Do texto ao Filme: A Trama, a Cena e a Construção do Olhar no Cinema". ln Literatura, Cinema e Televisão. Senac-Itaú Cultural, 2003.

Downloads

Publicado

2004-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS