AUDIOVISUAL E EDUCAÇÃO-RELAÇÃO PERMEADA PELA COGNIÇÃO RESUMO E SENSIBILIDADE
Palavras-chave:
Educação, Audiovisual, CinemaResumo
Este artigo aponta alguns aspectos da relação audiovisual e educação, a partir de reflexões sobre quatro filmes que constroem suas narrativas em torno de pianistas - ficcionais e reais. O objetivo é, ao se resgatar as fábulas dessas obras, depreender o potencial pedagóg ico dos audiovisuais, enquanto universos que interagem com a cognição, percepção e sensibilidade do espectador.
Referências
EL-HANI, C. N. & PEREIRA, A. M. "Notas sobre percepção e Interpretação em Ciência". Revista USP, São Paulo, nº 49, p. 148-159, maio/2001.
GARDNE R, H. Estruturas da Men'te - A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
LACK, Russel. La Música En EI Cine, p. 380. Barcelona: Catedra, 1996.
MORIN, Edgar. O Cinema ou o Homem Imaginário - Ensaio de Antropologia. Moraes Editores.
PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1973.
XAVIER, I. "Do texto ao Filme: A Trama, a Cena e a Construção do Olhar no Cinema". ln Literatura, Cinema e Televisão. Senac-Itaú Cultural, 2003.