FEDRA*: O CORPO COMO

Autores

  • Cleonice Furtado de Mendonça RAIJ

Resumo

Na Fedra, o corpo é essencialmente um signo, isto é, um sinal e uma comunicação, na medida em que, por toda sua extensão, as personagens se manifestam por meio de reações físicas, reações que servem não só para caracterizá-las, como também para retratar, de forma palpável, as metáforas textuais: abismo; fogo e monstro, suportes da ação dramática.

Referências

(1) Joaquim Brasil FONTES. Eros, tecelão de mitos: a poesia de Safo de Lesbos, São Paulo, Estação Liberdade, 1991, p. 154-155.

(2) Apud Jean-Pierre VERNANT. A morte nos olhos, trad. de Clóvis Marques, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1988, p. 54.

(3) Joaquim Brasil FONTES, op. cit., p. 78.

(4) EURÍPIDES, Hippolytos, introduction and commentary by W. S. Barret, London, Oxford University Press, 1964, p. 3-4.

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Publicado

1994-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS