DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: O PROJETO MINUTO DA CIÊNCIA
Palavras-chave:
Radioweb, Minuto da Ciência, Jornalismo CientíficoResumo
A divulgação da ciência para o público leigo é uma tarefa que enfrenta vários obstáculos. O conhecimento científico exige uma abstração inseparável de uma linguagem específica ao passo que o público, em geral, não tem acesso a esses conceitos. Esta comunicação tem como objetivo apresentar a experiência do projeto Minuto da Ciência, cuja função é divulgar as pesquisas científicas realizadas na universidade. A pesquisa analisa a convergência da linguagem audiofônica e hipertextual, como ferramenta de divulgação científica em portal informativo, a partir de um novo processo de produção de jornalismo científico e de sua vocação para a articulação entre ensino, pesquisa e extensão universitária.
Referências
BORTOLIERO, S. Contribuições do vídeo para a divulgação científica. O vídeo educacional e científico produzido nas universidades brasileiras. Um estudo de caso: Centro de Comunicação da Unicamp. 1989, 200 f. Dissertação (mestrado) -(SBC/Umesp ), Campinas.
BUENO, W. da C. Os novos desafios do jornalismo científico. São Paulo: Comtexto, out. 2001. Disponível em: <http://www.comtexto.com.br>. Acesso em 17 de agosto de 2004.
FERREIRA, R.A. Ciência em debate: jornalismo científico nas ondas do rádio. Revista Comunicação & Educação, São Paulo, n. 16, p. 81 a 86, 1999.
FERNÁNDEZ, M.H.T.; MACLEIMONT, S.R.Q. La universidad eomo organización comunicativa. Revista PCLA, v. 4, n. 2, Jan./fev./mar. 2003.
FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Sobre educação (Diálogos). Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1982.
HERNANDO, M.C. Manual de periodismo científico. Barcelona: Bosch, 1997.
LÉVY, P. Cibercultura. 2. ed. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: 34, 1999. 260 p.
LAGE, N. Reportagem especializada. ln: A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.