O LEITOR DE LITERATURA E O LEITOR DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:
Leitura, Recepção, ComunicaçãoResumo
Este artigo demonstra a aproximação entre os estudos que abordam a leitura das obras literárias e os que tratam da leitura dos meios de comunicação de massa, difundidos nas áreas acadêmicas de literatura e de comunicação social, respectivamente. Utilizando-se de metodologia qualitativa, verificase que nesses dois campos - literatura e comunicação - há problemas comuns: o do lugar do receptor, o da mediação e o da significação, e posições teóricas semelhantes e complementares a respeito deles, reciprocamente aplicáveis. Constata-se que a quebra da dicotomia leitura da literatura/leitura dos meios de comunicação de massa, e o diálogo entre os estudos literários e as pesquisas em comunicação social, no que se refere à leitura, é não apenas possível, mas também produtivo e conveniente, do ponto de vista teórico, para uma compreensão mais ampla do sujeito leitor e de sua relação com os objetos de leitura.
Referências
ALTHUSSER, L. Sobre a reprodução. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999, Capítulo VI, p. 79- 95.
APARICI, R. La Educación para los medias en tiempos de neoliberalismo. Forum internacional de pesquisadores "Os jovens e os meios de amanhã". Paris: 21 a 25 de abril, 1999.
COMPAGNON, A. O leitor. ln: Demônio da Teoria: literatura e senso comum. Trad. C.P.B. Mourao e C.F. Santiago. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
ISER, W. O Ato da leitura: uma teoria do efeito estético: Trad. J. Kretsc'1mer. São Paulo: Editora 34, 1999. 2v.
JAUSS, H.R. A história da literatura como provocação à teoria da literatura. Trad. de Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
JOUVE. V. A leitura. Trad. B. Hervot. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
LOPES, M. I. V. Pesquisas de recepção e Educação para os Meios. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 6, p. 41-46, mai./ago. 1996.
MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.
MATTELART, A.; MATTELART, M. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.
PAULINO, R. A. F. Comunicação e trabalho: estudo de recepção: o mundo do trabalho corno mediação da comunicação. São Paulo: A Garibaldi, 2001.
PELLEGRINI, T. "O mercado. A mídia." ln: A imagem e a letra: aspectos da ficção brasileira contemporânea. Campinas (SP): Mercado das Letras, 1999.
RAMOS, J. A. Comunicação, Política e Culturas na Educação. Curitiba, 2003. Dissertação (mestrado em Educação)- Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná.
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL, Programa do Horário Ele"itoral Gratuito. Brasil, 14, 15 e 18 out. 2002.
WILLIAMS, R. Cultura. Tradução: Lólio Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992,p. 9-31.