O LEITOR DE LITERATURA E O LEITOR DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Autores

  • Joanita Aparecida Ramos Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Leitura, Recepção, Comunicação

Resumo

Este artigo demonstra a aproximação entre os estudos que abordam a leitura das obras literárias e os que tratam da leitura dos meios de comunicação de massa, difundidos nas áreas acadêmicas de literatura e de comunicação social, respectivamente. Utilizando-se de metodologia qualitativa, verifica­se que nesses dois campos - literatura e comunicação - há problemas comuns: o do lugar do receptor, o da mediação e o da significação, e posições teóricas semelhantes e complementares a respeito deles, reciprocamente aplicáveis. Constata-se que a quebra da dicotomia leitura da literatura/leitura dos meios de comunicação de massa, e o diálogo entre os estudos literários e as pesquisas em comunicação social, no que se refere à leitura, é não apenas possível, mas também produtivo e conveniente, do ponto de vista teórico, para uma compreensão mais ampla do sujeito leitor e de sua relação com os objetos de leitura.

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Publicado

2005-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS