VISIBILIDADE PERIFÉRICA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO
CONFIGURAÇÕES DA RELAÇÃO ENTRE DOCUMENTARISTA E PERSONAGEM
Palavras-chave:
documentário, personagem, visibilidadeResumo
A produção de documentários brasileiros do período que se costuma chamar de "retomada" tem sido marcada pela presença de segmentos sociais marginalizados. Esse texto se concentra nas configurações que os personagens podem assumir assim como sua relação com o documentarista. Tal aspecto apresenta-se como um importante vetor para entendermos as dinâmicas que compõem a visibilidade conquistada por tais grupos no cinema brasileiro a partir dos anos 90.
Referências
AUTRAN, Arthur. O popular no documentarismo brasileiro contemporâneo. Disponível na internet via WWW. URL: http://www.mnemocine.eom.br/aruanda/ arthurdocbras.htm. Arquivo capturado em 20 de janeiro de 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
___ . Problemas da poética de Dostoiévski. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
___ . "Cinema e Religião". ln: Xavier, lsmail (org.). O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
___ . Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
XAVIER, Ismail. "Indagações em tomo de Eduardo Coutinho". Cinemais. Rio de Janeiro, nº 36, outubro/dezembro de 2003.