A PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCACIONAIS E CIENTÍFICOS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Vídeo de Divulgação Cientifica, Centro de Comunicação da Unicamp, Universidades BrasileirasResumo
O texto é parte de uma pesquisa realizada para dissertação de mestrado defendida em 1989 na Universidade Metodista de São Paulo, cujo objetivo foi identificar as centrais de produção de vídeos educacionais e científicos nas universidades brasileiras. Aborda, com enfoque especial, a trajetória histórica do Centro de Comunicação da Unicamp nos anos 80, órgão· responsável pela produção de vídeos de destaque nacional como a identificação da ossada do nazista Joseph Mengele, a reconstituição do crime da Rua Cuba, o registro das vítimas do acidente nuclear de Goiânia e a reconstituição do crime do líder seringueiro Chico Mendes. A pesquisa trata de classificar os diferentes vídeos realizados naquele período e identifica aqueles com características de divulgação cientifica. Propõe uma reflexão sobre o vídeo como meio em si e questiona a atual corrida tecnológica nas instituições de ensino superior numa busca frenética pelo mundo digital.
Referências
ARMES, Roy. On Vídeo. O significado do vídeo nos meios de comunicação. São Paulo: Summus, 1999.
BORTOLIERO, Simone. Contribuições do Video para a Divulgação Cientifica. O vídeo educacional e científico produzido nas Universidades brasileiras. Um estudo de caso: Centro de Comunicação da Unicamp. SBC/Umesp, 1989. 200p. Dissertação de Mestrado.
BUENO, W.C. Jornalismo Científico- conceito e funções. Ciência e Cultura, SP, 37(9), 1420-27, set. 1985.
NOVELLI, M.D.(coord); GAMBOA, N.; SOUZA, F.; et all. Relatório Final de Avaliação dos Projetos contemplados pelo SIAE/USP,1999.
PROJETO CENTRO DE COMUNICAÇÃO DA UNICAMP. Campinas/Unicamp, 1985.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2001.