COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA
Palavras-chave:
Educação, Mídia, CidadaniaResumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a necessidade de uma alfabetização midiática de professores que lhes garanta competência para formação no ambiente escolar de cidadãos conscientes, capazes de receber as mensagens que diariamente emergem das mídias de massa com criticidade.
Referências
BACEGGA, M. Ap. Educação e Tecnologia: diminuindo as distâncias. ln: KUPSTAS, M. (org.). Comunicação em Debate. São Paulo: Moderna, 1997.
BORDENAVE. J. E. D. Além dos meio e mensagens: Introdução à comunicação como processo, tecnologia, sistema e ciência. 4ª ed. Petrópolis -RJ: Vozes, 1987.
FILHO, C. M. Televisão: a vida pelo vídeo. 13ª ed. São Paulo: Moderna, 1988.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
LIBÂNEO, J. C. As mudanças na sociedade, a reconfiguração da profissão de professor e a emergência de novos temas na didática. ln: ENDIPE, Anais do IX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, vol 1. Águas de Lindóia-SP, 1998.
MORAN, J. M. Leitura dos meios de comunicação. São Paulo: Pancast, 1993.
NÓVOA, A . Professor se forma na escola. Nova Escola, São Paulo, nº 142, p. 12-14, maio 2001. Entrevista.
PONTES, A . P. Alfabetização digital 'de educadores: Uma chave para a inclusão do cidadão no mundo digital. ln: I SEMINÁRIO DE ACESSIBILIDADE, NOVAS TECNOLOGIAS E INCLUSÃO SOCIAL, 28-29 ago. 2001. São Paulo. Caderno de Resumos; São Paulo: Faculdade de Ciências Médicas -USP, 2001.
RUBERTI, 1. Internet e Intranet en la escuela e Televisión Educativa. ln: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO -LA NUEVA ESCUELA EN
ACCIÓN, 5,6,7 de out. de 2000. San Miguel de Tucumán. Anais; Argentina. Instituto Herman Hollerith com o aval da UNESCO, 2000.
SAMPAIO, M. N. e LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
SOARES, I. de O. Sociedade da informação ou da comunicação? São Paulo: Cidade Nova, 1996.
WALTY, I. L. C. et alli. Palavra e imagem: leituras cruzadas. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.