A GRAVURA COMO ARTE
Palavras-chave:
Arte, Gravura, CríticaResumo
A preocupação básica deste estudo é situar o que vem a ser gravura original, mostrando a ética que exige sua produção. Trata-se de apontar sinais que revelem o pensamento a respeito da gravura autêntica que, cada vez mais, está sendo confundida com outros processos de reprodução.
Referências
CHAMBERLAIN, Walter. Manual de grabado en madera y técnicas afines. Madri: Hermann Blume, 1988.
COSTELLA, Antonio. Introdução à gravura e história da xilografia. Campos do Jordão: Mantiqueira, 1984.
COSTELLA, Antonio. Xilogravura - manual prático. Campos do Jordão: Mantiqueira, 1987.
DASILVA, Orlando. A arte maior da gravura. São Paulo: Espade, 1976. SANS, Paulo de Tarso Cheida (org.). Gravura - contexto atual. Campinas: Arte Ed. Campinas, 1989.
DAWSON, John (coord.). Guia completa de grabado e impresion. Madri: H. Blume Ediciones, 1982. ,
HERSKOVITS, Anico. Xilogravura - arte e técnica. Porto Alegre: Tchê!, 1986.
LEITE, José Roberto Teixeira. A gravura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1966.
MARTINS, Itajahy. Gravura - arte e técnica. São Paulo: Laserprinter e Fundação Nestlé de Cultura, 1987.
READ, Herbert. A arte de agora, agora. São Paulo: Perspectiva, 1981.