O CASO AVON: A VALORIZAÇÃO DAS CLASSES DE BAIXA RENDA

Autores

  • Flailda Brito Garboggini SIQUEIRA

Palavras-chave:

Publicidade, Marketing, Classe Social, Comunicação

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade analisar as condições e as características do comportamento do mercado como subsídios da produção publicitária. Para elaborar algumas discussões apresento e analiso um caso buscando fundamentação teórica em estudos desenvolvidos nos últimos anos sobre o comportamento do consumidor.

Em especial, analiso o caso da Avon, marca de cosméticos, extremamente popular, observando alguns dados históricos da empresa e sua performance desde quando foiinstalada no Brasil. Parafundamentar, apresento algumas informações de mercado, as percepções e as atitudes do consumidor sobre a marca, assim como os fundamentos das teorias de aprendizagem estudadas e aplicadas ás técnicas mercadológicas nesse caso.

Referências

GADE, Christiane. Psicologia do consumidor. São Paulo: EPU, 1980.

MACHADO JÚNIOR, Carlos Eduardo. Série Estudos da comunicação para o mercado. São Paulo: USP, 1992.

MARTINS, José R. & BLECHER, Nelson. O império das marcas. São Paulo: Ed. Marcos Cobra, 1996.

RICHERS, Raimar. Surfando as ondas do mercado. São Paulo: RR&CA, 1996.

Downloads

Publicado

1997-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS