Aspectos preconceituosos na pintura brasileira ao final do século XIX

Autores

  • Duílio BATTISTONI FILHO PUCC

Palavras-chave:

Ensino acadêmico, Retrato, Romantismo

Resumo

O artigo procura discutir a presença e influência dos artistas remanescentes da "Missão Artística Francesa" que veio ao Brasil, em 1816, a pedido do príncipe-regente, D.João, e que aqui implantou as raízes do Neoclassicismo, com a criação da Academia de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Os primeiros artistas formados estavam mais preocupados com a realidade européia do que com a brasileira. Entretanto, o eixo central do presente estudo é o preconceito desses artistas, em relação à figura do índio, do negro e da mulher, geralmente tratados dentro dos padrões clássicos europeus. Finalmente, trata do estabelecimento de articulações entre D.Pedro II e esses artistas nacionais.

Referências

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Publicado

1995-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS