20 ANOS DE ELEIÇÕES DIRETAS PARA PRESIDENTE: APONTAMENTOS SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA COBERTURA JORNALÍSTICA DA REDE GLOBO 1989-2009
Palavras-chave:
Rede Globo, eleições presidenciais, Jornal Nacional, agendamento da opiniãoResumo
O presente trabalho apresenta apontamentos sobre as sucessivas coberturas jornalísticas de eleições presidenciais, pela Rede Globo de Televisão, na última década, com especial destaque para o papel do Jornal Nacional. Aborda, de forma comparativa, as regras para debates e entrevistas, adotados pela emissora, com candidatos aos respectivos pleitos; da primeira eleição presidencial direta no período pós-ditadura (1989) à época atual (2009). Paralelamente, apresenta resultados de pesquisa qualitativa, realizada com 24 estudantes universitários, sobre os impactos das transformações - no discurso e na programação - da emissora, no que se refere à aceitação e credibilidade em relação à abordagem noticiosa para o campo das eleições. A problematização central da pesquisa, que deu origem aos resultados ora apresentados, diz respeito ao papel da mídia na delimitação dos temas e enfoques geradores de debates sociais. Adota, portanto, a 'hipótese do agendamento' (agenda setting) como referência conceituai. Secundariamente, serve-se de elementos conceituais fornecidos pelos 'cultural studies', para interpretação sociológica dos fenômenos envolvidos nos processos de formação de opinião e de padrões de identidade focados.
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