AS RELAÇÕES MASCULINO FEMININO: UM ENSAIO DE ANÁLISE SEMIÓTICA NA PUBLICIDADE
Palavras-chave:
Publicidade, Comunicação, SemióticaResumo
O propósito deste trabalho é iniciar uma discussão e levantar algumas hipóteses sobre a representação dos gêneros masculino e feminino na Publicidade veiculada na televisão brasileira nos anos 90. Apresentamos algumas bases teórico-metodológicas que conduziram o estudo. Partimos do pressuposto que o discurso publicitário assume diferentes tipos de semióticas paralelas que contribuem para elevar sua eficácia. Para demonstrar esse processo apresentamos um exercício analítico do comercial do jeans Wrangler, procurando reconhecer categorias de classificação dos géneros através do modelo paradigmático sugerido por Greimas.
Referências
BADINTER, Elizabeth. XY A identidade masculina. Lisboa: ASA, 1996.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1990.
COOK, Guy. The theories ofBakhtin. ln The discourse of advertising. New York: Routledge, 1994, p.180-184.
GREIMAS, A.J. Semântica estrutural. São Paulo: Cultrix, 1973.
PAIS, Cidmar T. Ensaios semióticos-lingüísticos. São Paulo: Global, 1984.
------. Conceptualização, denominação, designação: relações.
Revista Brasileira de Lingüística. São Paulo: SBPL, Plêiade, v. 9, n.1, 1997,p.221-239.