
205 

O plim-plim do 
Time-Life 

A produção acadêmica no Brasil 
sofre dos mesmos males que ,distanciam 
o cientista e a maioria da população. As 
l inguagens rebuscadas sempre acabam 
permanecendo em círculos restritos dan­
do suporte aos maneirismos que transfor­
mam a comunidade científica numa re­
doma distante do mundo que a envolve. 
Este é normalmente o caminho percorri­
do por algumas obras produzidas para 
permanecerem enfileiradas nas bibliote­
cas ou registradas nos catálogos dos I i­
vros. Não deve ser este, entretanto, o 
destino que se reserva a uma das mais 
importantes contribuições que envolve 
um passado não muito distante entre nós 
e que começa a mostrar, a partir de 
1960, os acordos financeiros que trouxe­
ram o capital internacional para geren­
ciar um projeto de comunicação arroja­
do, transformado na Rede Globo de Te­
levisão, subsidiada, como se verá, pelos 
dólares vindos do grupo norte-americano 
Time-Life. 

Quem contou esta história numa 
tese de mestrado defendida em 1983 na 
Universidade de Brasília, foi o prof. Da­
niel Koslowsky Herz, da Universidade 
Federal de Santa Catarina. A tese de 
Koslowsky constatou um acelerado pro­
cesso de renovação tecnológica nos 
meios de comunicação que tem origem 
na década de 60 com a implantação da 
Rede Globo, financiada pelo capital es­
trangeiro e amparada politicamente pelos 
setores da burguesia financeira-industrial 
multinacional associada que ocuparam o 
Estado após o golpe militar de 1964. 

Esse aporte de capital no Brasil, 
como em outros países da América Lati­
na, gerou uma dinâmica de consumo, 
com a publicidade exercendo papel cada 
vez mais importante. Além do papel eco­
nômico entretanto, o capital estrangeiro 

também cumpria uma função política: 
não só fazia a defesa da manutenção do 
modo de produção capitalista no Brasil, 
como também reivindicava uma via de 
desenvolvimento econômico que aten­
desse os seus interesses mais imediatos. 

Contra as limitações de ordem le­
gal que existiam para a entrada do capi­
tal internacional no país, foram se sobre­
pondo as constantes e crescentes verbas 
publicitárias geridas por agências de pu­
blicidade igualmente ligadas a empresas 
estrangeiras, desafiando com isso o artigo 
160 da Constituição que determina: "só 
e exclusivamente, a brasi leiros natos é 
permitida a propriedade, participação 
acionária ou mesmo a responsabilidade 
ou orientação intelectual e administra­
tiva destas empresas." 

Desde 1940, entretanto, em plena 
Segunda Guerra, o mercado editorial bra­
sileiro se viu tomado por iniciativas que 
desafiavam os preceitos constitucionais. 
A entrada da Seleções Reader's Digest e 
a consolidação do acordo entre o Grupo 
Visão com a matriz americana Visio ln­
corporation e sua linha de publicações 
( Dirigente Industrial, Dirigente Constru­
tor e Dirigente Rural, entre outras), 
"com apoio maciço de anunciantes es­
trangeiros" é prova desse novo rumo 
adotado pelo pa(s. 

"Essa avalanche de capital estran­
geiro que se derramava sobre o mercado 
e d i t o r i a l  b r a s i l e iro  - diz Kos­
lowsky - dirigia-se também às emissoras 
de radiodifusão. Só que a penetração 
nesta área exigia cuidados especiais. Cada 
emissora é objeto de uma concessão de 
freqüência pelo Governo Federal e exis­
tem controles formais quanto à consti­
tuição da empresa que vai executar o ser­
viço. Por isso, é imprescindível, no caso 
das emissoras de rádio e televisão a exis-



206 

tência do testa-de-ferro que acoberte a 
presença do sócio ou proprietário legal­
mente impedido, Júlio de Mesquita Fi­
lho, de O Estado de São Paulo foi pro­
curado para se associar à criação de uma 
rede de emissoras de rádio e televisão jus­
tamente pelo grupo Time-Life, Mesquita 
declaradamente não aceitou a proposta, 
João Calmon, à época Presidente de 
ABERT ( Associação Brasileira de Emis­
soras de Rádio e Televisão), definiu o 
Time-Life como da linha mais reacioná­
ria e mais retrógada do Partido Republi­
cano, exclusivamente interessado em 
manter, em pa(ses como o nosso, bases 
anticomunistas." 

Mas o grupo Time-Life não demo­
raria para encontrar empresários mais re­
ceptivos. Havia no Rio de Janeiro as Or­
ganizações Globo, proprietária do tradi­
cional jornal O Globo, da Editora Rio 

Grãfica e da Rãdio Globo, entre outros 
empreendimentos no setor. 

"As Organizações Globo de ten­
dência marcadamente conservadora esta­
vam presentes na lista de jornais suborna­
dos pela publicidade estrangeira para mo­
ver campanhas, por exemplo, contra a 
nacionalização do petróleo", conta o his­
toriador Nélson Werneck Sodré em sua 
História da Imprensa no Brasil. 

O Diretor-Presidente da Globo, 
Roberto Marinho, na CPI criada em 
1966, para investigar a entrada do capital 
internacional nos meios de radiodifusão 
do pa(s, admitiria que no in(cio da orga­
nização, em 1961, foi procurado por 
duas empresas norte-americanas, a NBC 
( National Broadcasting Corporation ) e 
o Time-Life, para participarem do em­
preendimento que se constituía numa re­
de de emissoras de televisão no Brasil, 

A preferência recaiu sobre o Ti­
me-Life e, no ano seguinte, conforme re­
lato de Marinho a CPI, "A Globo assinou 
com o Time-Life dois contratos, passan­
do a receber milhares de dólares. Na mes­
ma CPI, o jornalista Carlos Lacerda afir­
mava que o "Sr, Marinho executou sem­
pre no Rio de Janeiro uma espécie de 
blandiciosa ditadura pela lisonja ( ... ) 
Quem lhe desse, como lhe foi dado o 

Parque Lage - 500 mil metros quadra­
dos de área florestada na base do Corco­
vado - seria convertido no maior admi­
nistrador da América do Sul e do Caribe. 
Mas quem, porventura, não lhe atendesse 
os interesses sofria restrições que iam 
desde o banimento da coluna social às 
cr(ticas mais ferozes." 

� do Senador João Calmon a afir­
mação, na CPI de 1966, sobre as evidên­
cias de um namoro que se iniciava entre 
a Globo e o Time-Life advertindo que 
"quem possuir a coleção de O Globo de 
1959, entre 28 de fevereiro a 4 de maio, 
verá o destaque queoSr. Roberto Marinho 
mandava dar às atividades da diplomata 
americana, sra. Clara Luce, na Itália. Em 
literatura exaltada, de grande admiração 
pela referida senhora, O Globo dizia da 
inteligência e da sensibilidade da em­
baixatriz, Convém recordar que Clara 
Luce é esposa do sr, Henry R. Luce, um 
dos magnatas do jornalismo americano, 
proprietário e diretor de um grupo de 
revistas, Life, Time e Fortu ne, Desde a 1· 
gum tempo, mais precisamente desde 
1959, começou a mostrar esse senhor 
uma ternura toda especial pelo mapa do 
Brasil, interessar-se em anexar esta área 
do Continente ao seu império jornal (s­

tico." 

A possibilidade de indicação da 
Embaixatriz Luce para o Brasil foi sauda­
da pelo O Globo que ficou em festa, Um 
vasto noticiário começou a aparecer em 
suas páginas. "Não era um namoro dis­
creto - assegurava Calmon na CPI - re­
catado, à moda antiga, como convém à 
idade do jornal. Era uma paixão arrasa­
dora ( ... ) com olhos nos dólares do Gru­
po Time-Life," O nome da embaixatriz 
foi vetado, mas não impediu que os acor­
dos entre a Globo e o Time-Life fossem 
assinados em 1962. 

� dada a partida a 28 de junho de 
1962 quando se constitui a sociedade 
por cotas de responsabilidade limitada, 
por instrumento particular firmado entre 
os catistas. Posteriormente, em 14 de 
dezembro de 62, o capital seria aumenta• 
do de Cr$500 para Cr$650 milhões. O 
Senador Calmon, mostrava então na CPI 



que esta integralização de capital tinha 
sido, no m(nimo, curiosa: "Por sinal, na 
hora da integralização do capital o sr. 
Roberto Marinho teve a preocupação de 
relacionar até dez martelos, cujo valor é 
da ordem de Cr$700 cada um. Mas se 
tudo ficasse apenas no setor de martelos, 
não haveria violação da legislação brasi­
leira. O problema grave é que o sr. Mari­
nho integralizou o seu capital como uma 
das parcelas de Cr$170 milhões com a 
descrição feita como equipamentos com­
pletos de uma estação transmissora de te­
levisão, devidamente especificada na li­
cença de importação da FIBAN, n9 DG 
60/7484/18056 e contrato firmado com 
a RCA Corporation, parte jâ liquidada, 
Cr$160 milhões. Isso em 1962 ! Aconte­
ce que esses equipamentos completos 
não pertenciam ao Sr. Marinho, e portan­
to com esse equipamento, ele não pode­
ria integralizar sua parte de capital na TV 
Globo. Esse equipamento de uma esta­
ção completa de TV foi importado pela 
Rãdio Globo S/A com isenção de direi­
tos e com um. câmbio favorecido. 

"Antes mesmo de ser assinado ofi­
cialmente qualquer contrato entre a Glo­
bo e o Grupo Time-Life - assegura 
Koslowsky - os milhões de dólares co­
meçaram a fluir. No dia 16 de julho de 
1962, sete dias antes da assinatura de 
contratos, a TV Globo recebeu do Time­
Life I ncorporated, através de uma opera­
ção "swap" a soma de US$ 1,5 milhões, 
equivalente a Cr$300 milhões na época. 
Em seu depoimento na CPI que investi­
gou as ligações Globo/Time-Life o Sr. 
Marinho afirmou que era um empréstimo 
pessoal em seu nome. O ofício em que o 
então Presidente do Banco Central, Dê­
nio Nogueira, informou os dados sobre 

207 

as remessas de dólares para a Globo, en­
tretanto é claro ao afirmar que o valor da 
operação foi creditado na conta da em­
presa "junto ao The First National City 
Bank of New York". 

As denúncias coletadas por Kos­
lows�y nos jornais da época, na CPI na 
Câmara, nos documentos oficiais a que 
teve acesso, entretanto são maiores e ain­
da mais densas. Passam pelo contrato de 
assistência técnica e pela nomeação de 
vários administradores ( um norte-ameri• 
cano e um cubano naturalizado ) que di­
rigiam no Brasil a Globo sob a ótica do 
Time-Life. 

Falam ainda do consentimento 
das autoridades, em 64, com relação às 
operações de crédito desenvolvidas e vai 
narrando, num crescendo, episódios que 
falam desde a invasão de um cartório - a 
11 de fevereiro de 1965 - quando a es­
critura da venda do prédio da Globo ao 
Time-Life foi rasgada, as denúncias feitas 
no Ministério da Justiça, no Banco Cen­
tral, no Contei até a criação da Comissão 
Parlamentar de Inquérito, em 30 de mar­
ço de 1966, para investigar as relações 
Globo/Time-Life. Vai ainda além, mos­
trando a ação do então Presidente da Re­
pública, Castelo Branco que, pressiona­
do, simplesmente "chutou a bola prâ 
frente" até que, em 23 de setembro de 
1968, o Presidente que o sucedeu, Mal. 
Arthur da Costa e Silva "legalizou" a 
Globo. 

Adolfo Queiroz ( aluno do 
Curso de Pós-Graduação 
em Comunicação, da Uni­
versidade de Brasília ). 




