AUTO-AVALIAÇÃO DA SAÚDE DOS TRABALHADORES OCUPADOS NO SETOR AGRÍCOLA BRASILEIRO

UMA ANÁLISE REGIONAL A PARTIR DO SUPLEMENTO SAÚDE DA PNAD 1998

Autores

  • Angela M. C. Jorge CORRÊA UNIMEP
  • ldemauro Antonio R. de LARA
  • Maria Imaculada Lima MONTEBELO
  • Francisco Constantino CRÓCOMO
  • Lineu MAFFEZOLI
  • Fabíola Cristina Ribeiro de OLIVEIRA

Palavras-chave:

Morbidade, Pessoal Ocupado Agrícola, Modelo Logístico, Razões de Chance

Resumo

Neste trabalho analisam-se as condições de auto-avaliação de saúde dos trabalhadores ocupados no setor agrícola brasileiro, com base em informações disponíveis nos microdados da PNAD/1998, em seu Suplemento Especial de Saúde. Foram criadas categorias para a variável resposta (morbidade) e para as variáveis explicativas. Visando a estudar as condições de morbidade, ajustaram-se modelos lineares generalizados (Modelo Logístico) para modelar a probabilidade de uma pessoa declarar sua situação de saúde como sendo boa como função de covariáveis sócio-econômicas, para o Brasil e suas grandes regiões. Os modelos que melhor se ajustaram aos dados foram selecionados via análise de Deviance. Verificou-se que, entre as pessoas ocupadas no setor agrícola, as variáveis idade e educação são as de maior força explicativa na condição de morbidade. De modo geral, trabalhadores mais jovens e/ou com mais instrução tendem a declarar sua saúde como sendo boa ou muito boa. Os resultados também sinalizam para a necessidade de políticas públicas que visem a reformas estruturais não somente quantitativas, mas, sobretudo qualitativas na política educacional brasileira.  

Referências

ANDRADE, M. V. A saúde na PNAD. Texto para discussão n. 170. Belo Horizonte: UFMG/CEDEPLAR, 2002.

ANDRADE, M. V. e LISBOA, M.s de B. A economia da saúde no Brasil. ln: LISBOA, M. de B. e MENEZES-FILHO, N. A. (orgs). Microeconomia e sociedade no Brasil. Rio de Janeiro: Co-edição da Fundação Getúlio Vargas, Editora Contra Capa Livraria, 2001 .

BARRETO, M. L. e CARMO, E. H. A. Mudanças em padrões de morbimortalidade: conceitos e métodos. ln: MONTEIRO, C. (org.) Velho e novos males da saúde no Brasil: a evolução do país e de suas doenças. 2 ed. rev. e aumentada. São Paulo: Ucitec/ Usp, 2000.

BARROS, R.P., HENRIQUES, R. e MENDONÇA, R. A estabilidade inaceitável: desigualdade e pobreza no Brasil. ln: HENRIQUES, Ricardo.

Desigualdade e Pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2000. p. 21-47.

CORRÊA, A. M. C. J. Distribuição de rendimentos e pobreza na agricultura brasileira: 1981-1990. Piracicaba: UNIMEP, 1998. 260 p.

CORRÊA, A. M. C. J. Evolução do rendimento médio, desigualdade e pobreza entre as pessoas ocupadas na agricultura brasileira: uma análise regional do período 1981-98. ln: SEMINÁRIO "DESAFIOS DA POBREZA RURAL NO BRASIL", Anais ... Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: . Acesso em set. 2001 e CD Rom.

DACHS, N. W. Determinantes das desigualdades na auto-avaliação do estado de saúde no Brasil: análise dos dados da PNAD/ 98. Ciência e Saúde Coletiva, ABR ASCO, v. 7, n. 4, 2002. p. 641-670.

DEMÉTRIO, C. G. B. Modelos Lineares Generalizad o s em Experimentação Agronômica. Piracicaba: ESALO/USP, 2002.

HOFFMANN, R. Distribuição de renda e pobreza na agricultura brasileira. ln: DELG ADO, G. C., G AS OUES, J. G. e VILLA VERDE, C. M. (orgs). Agricultura e Políticas Públicas. Brasília: IPEA, 1990.

IUNES, R. F. Mudanças no cenário econômico. ln: MONTEIRO, C. A. Velhos e novos males da saúde no Brasil: a evolução do país e de suas doenças. São Paulo: Hucitec, 2000. p. 33-60.

McCULLAGH, P. NELDER, J. A. Generalized Linear Models. London: Capman and Hall, 2 ed, 1989.

MENDES, E. V. O Dilema do SUS. Revista Radis: comunicação em saúde. Rio de Janeiro, n. 25, p. 35, set. 2004.

A.M.C.J. CORRÊA et ai. NERI, M. e SO ARES, W. L. Pobreza, ativos e saúde no Brasil. Ensaios Econômicos da EPGE n. 465. Rio de Janeiro: FGV, 2002. Disponível em www.fgv.br. Acesso em 12 set. 2004.

OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde. O perfil do Sistema de Serviços de Saúde no Brasil. 2 ed., 2001, 35p. Disponível em htpp://www.opas.org.br/. Acesso em 20 de set. 2004.

PESQUIS A N ACION AL POR AMOSTR A DE DOMICILIOS: Saúde. Rio de Janeiro: IBGE, CD Rom, 1998. Suplemento.

PAULA, G. A. Modelos de Regressão com apoio computacional. São Paulo: IME/USP, 2004.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS