O CONCEITO DE LIQUIDEZ
Resumo
O prêmio de liquidez de um ativo está relacionado com as dificuldades (ou facilidades) que os agentes esperam ter quando desejarem negociar este ativo. O prêmio de liquidez pode ser medido a partir de uma avaliação bidimensional. A primeira dimensão é o tempo gasto esperado para transformar o ativo em moeda. A segunda dimensão é a capacidade esperada de reter valor do ativo. Quanto menor o tempo gasto esperado de negociação e maior a capacidade esperada de reter valor de um ativo, mais elevada será a sua liquidez3. Portanto, concluimos que o prêmio de liquidez de um ativo é necessariamente uma variável expectacional.
Referências
CARDIM DE CARVALHO, F.(1991). A Não-neutralidade da Moeda em Economias Monetárias de Produção: A moeda nos modelos pós-keynesianos. impresso mimeo.
CARDIM DE CARVALHO, F.(1992a). Mr.Keynes andthe Post Keynesians. Apleadon: Edward Elgar (no prelo}.
CARDIM DE CARVALHO, F.(1992b). Post Keynesian Deve/opments of Uquidity Preference Theory. ln: WELLS, Paul(ed.), Post Keynesian Economics. Boston: Kluwer Academic Publishers (no prelo).
CHICK, V.(1984). Macroeconomics after Keynes. Cambridge(Mass): The MIT Press.
DAVIDSON, P.(1982). lnternational Money and the Real World. London: Macmillan.
DAVIDSON, P.(1986). Money andthe Real World. London: Macmillan.
HICKS, J.(1987). A Crise da Economia Keynesiana. São Paulo: Editora Vértice.
KEYNES, J.M.(1986). The General Theory of Emp/oyment lnterest and Money. London: Macmillan.
SMITH, G.(1984). Macroeconomics. NewYork: W.H.Freeman and Company.