A universidade e as questões ambientais: a formação de professores em destaque

Autores

  • Simone Sendin Moreira Guimarães
  • Edson do Carmo Inforsato

Palavras-chave:

Formação de professores, Licenciaturas, Meio ambiente, Universidade

Resumo

No início do Século XXI, várias crises se entrelaçam e a crise ambiental é a mais planetária de todas. Para uma crise complexa e planetária, que tem implicações sociais, econômicas, tecnológicas, etc., as soluções não virão de uma única fonte, e sim de um somatório de esforços de toda a sociedade (incluindo todas as suas instâncias, governo, empresários, população etc.). O objetivo dessa revisão foi discutir a necessidade de formar “ambientalmente” profissionais que, por sua atividade, interfiram de alguma maneira na qualidade do meio ambiente. Entendemos que em última instância, é a qualidade do meio ambiente que vai garantir a qualidade de vida em uma sociedade mais justa. Pensar a formação de professores, como educadores ambientais, nos cursos de graduação (licenciaturas) das universidades, significa ter como referência a ideia de totalidade (ambiental, política, pedagógica, social, científica etc.) na diversidade que essas áreas possuem. Mesmo sendo muitas as dificuldades para inserção da temática, a partir de uma abordagem complexa, na estrutura universitária, acreditamos ser esse um dos melhores caminhos para formação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Ministério da Educação. (1996). Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação.

Brasil. Ministério da Educação. (2005). Orientações educacionais complementares aos parâmetros cur­ riculares nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC. Disponível em: <http://.portal.mec.gov.br/seb/arqu ivos/pdf/CienciasNatureza. pdf>. (acesso: out. 2007).

Brasil. Lei nº 9.795 de 27/04/99 sobre educação ambiental. Diário Oficial da União, 2009. Disponível em:

. (acesso: 1 fev. 2009).

Bursztyn, M. (Org.). (2001). Ciência, ética e sus­ tentabilidade: desafios ao novo século. São Paulo: Cortez.

Bursztyn, M. (2004). Meio ambiente e interdisci­ plinaridade: desafios ao mundo acadêmico. Desen­ volvimento e Meio Ambiente, n.1O, p.67-76. Disponível em: . (acesso: jul. 2008).

Carvalho, L.M.A. (2001). Educação ambiental e a formação de professores ln: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Panorama da educação ambiental no ensino fundamental. Brasília: MEC.

Castro, R.S. (2000). Universidade, meio ambiente e parâmetros curriculares nacionais. ln: Loureiro, C.F.B.; Layrargues, P.P. & Castro, R.S. (Org.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez.

Dias, G.F. (2004). Educação ambiental: princípios e praticas. São Paulo: Gaia.

Gouvêa, G.R.R. (2006). Rumos da formação dos professores para educação ambiental. Revista Educar, (27):163-79. Disponível em: . (acesso: 5 jan. 2009).

Guimarães, M. (2004). A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus.

Kraemer, M.E.P. Responsabilidade social: uma alavanca parasustentabilidade. Disponível em: . (Acesso: nov. 2007).

Layrargues, P.P. (2004). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMM.

Leff, E. (2001). Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder. Petrópolis: Vozes.

Leff, E. (2002). Epistemologia ambiental. 2ª ed. São Paulo: Cortez.

Leroy, J-P; Bertucci, A.A.; Acselrad, H.; Pádua, J.A. & Schlesinger, S. (2002). Tudo ao mesmo tempo agora: desenvolvimento, sustentabilidade, democracia: o que isso tem a ver com você? Petrópolis: Vozes.

Lima, G.F.C. (2002). Crise ambiental, educação e cidadania: os desafios da sustentabilidade emancipatória. ln: Loureiro, C.F.B. Layrargues, PP. & Castro, R.S. (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez.

Macedo, E.F (1999). Parámetros curriculares nacionais: a falácia de seus temas transversais. ln: Moreira, A.F.B. (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus.

Molero, F.M. (1999). Educación ambiental. Madri: Síntesis. Morales, A. G. M. (2007). O processo de formação em educação ambiental no ensino superior: trajetória dos cursos de especialização. Revista Eletrônica do Mestrado

em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, 18(1). Disponível em: <http://www.remea.furg.br/indvol18.php>. (acesso: 25 mar. 2008).

Morin, E. (1990). Introdução ao pensamento complexo. 2ª ed. Lisboa: Instituto Piaget.

Morin, E. (2001). A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Noal, F.O. (2003). Ciência e interdisciplinaridade: interfaces com a educação ambiental. ln: Santos, J.E. & Sato, M.A (2003). Contribuição da educação ambiental a esperança de pandora. São Paulo: RiMa.

Novo Villaverde, M. (1999). EI análisis de los problemas ambientales: modelos y metodologias. ln: Novo Villaverde, M. & Lara, R. (Org.). EI análisis interdisciplinar de la problemática ambiental 1. Ciudad dei México: Unesco.

Pena-Vega, A. (2005) O despertar ecológico Edgar Morin e a ecologia complexa. Rio de Jaheiro: Garamond.

Riojas, J. (2006). A complexidade ambiental na Universidade. ln: Leff, E. A complexidade ambiental. São Paulo: Cortez.

Rohde, G.M. (2001) Mudanças de paradigma e desenvolvimento sustentado. ln: Cavalcanti, C. Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. 3ª ed. São Paulo: Cortez.

Santos, B.S. (2001). Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez.

Sato, M. (2002). Educação ambiental. São Carlos: RiMa. Sato, M. & Santos, J.E. (2003). Tendências nas gesquisas

em educação ambiental. ln: Noal, F. & Barcelos, V. (Org.). Educação ambiental e cidadania: cenários brasileiros. Santa Cruz do Sul: EDUNISC.

Sorrentino, M. (1995). Educação ambiental e universidade: um estudo de caso. Tese, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

Tozoni-Reis, M.F.C. (2001). Educação ambiental: referências teóricas no ensino superior. Interface, 5(9):35-

Disponível em: . (acesso: 1O maio 2009).

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

Guimarães, S. S. M., & Inforsato, E. do C. (2011). A universidade e as questões ambientais: a formação de professores em destaque. Bioikos – Título não-Corrente, 25(1). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/bioikos/article/view/558

Edição

Seção

Artigos